quarta-feira, 5 de novembro de 2008

O Poder das AFIRMAÇÕES na reprogramação do Pensamento

Uma excelente forma de mudar os nossos PADRÕES de pensamentos negativos é exercitarmos a auto-declaração positiva.
Muitas das nossas crenças negativas vêm da infância.

Muitos de nós crescemos num ambiente onde os familiares não nos puderam apoiar, nem suprir-nos emocionalmente como necessitávamos.

O nosso convívio em relações doentias foi também alimentando essa carência e talvez hoje a nossa auto-estima esteja muito baixa, tendo nós entretanto desenvolvido, em relação a nós próprios, uma auto-crítica negativa.


No livro "Mulheres Que Amam Demais" a autora, Robin Norwood, aconselha que façamos afirmações positivas, duas vezes por dia.

Durante três minutos, olhe para si num espelho/para os seus olhos, enquanto diz em voz alta:
"(O seu nome), amo você e aceito-te exactamente como és!”

Como uma pessoa não consegue pensar duas coisas ao mesmo tempo, fazer afirmações positivas pode servir para substituir frases negativas que pensamos a nosso respeito, trocando frases do tipo:

- "Sou mesmo uma palerma, nunca vou conseguir mudar", por:
- "Às vezes, penso que sou uma palerma, mas hoje estou na disposição de acreditar que os meus sentimentos são reais e têm valor".

Ou:
- "Mesmo que pareça difícil, estou a tornar-me uma pessoa melhor a cada dia que passa".

Mesmo que a negatividade já venha de há muitos anos atrás, fazer afirmações positivas pode ajudar-nos a acabar com os pensamentos e sentimentos destrutivos.

Use-as também quando estiver no carro, no autocarro, exercitando-se.
Enfim, sempre que for possível.
Este é um exercício que pode ser feito em qualquer lugar, e em qualquer circunstância.
Crie também as suas próprias afirmações.

À medida que nos vamos conhecendo e tomamos consciência daqueles padrões negativos aos quais estamos habituados, podemos ir criando afirmações adequadas para o nosso caso, ou, para um determinado momento.
Fique alerta para que estas afirmações sejam dirigidas para o seu próprio crescimento e não para alimentar a dependência de um relacionamento.

Não faça afirmações do tipo: " Estou certa de que eu e "ele" vamos ficar juntos".
Se você acredita num Poder Superior ou numa Força Maior, faça-o parte das suas afirmações, como:
"O Poder Superior actua neste momento na minha vida".


A oração da serenidade, feita pelos grupos anónimos para a abertura e fecho das reuniões é uma das melhores afirmações:


ORAÇÃO DA SERENIDADE

CONCEDEI-ME SENHOR,SERENIDADE
Para aceitar as coisas que não posso modificar
CORAGEM
Para modificar aquelas que posso e
SABEDORIA
Para perceber
a diferença.

Nesta oração, bem simples, estão contidos princípios bem práticos de PNL. (programação neuro linguística)

Muitas vezes, podemos fazê-la encaixando-a numa situação específica, um facto ou pessoa.

Por exemplo:
- "Concedei-me Senhor, Serenidade para aceitar as pessoas que eu não posso modificar;
- Coragem para modificar em mim o que eu posso;
- e Sabedoria para perceber essa diferença".


Podemos estar a lutar internamente, não querendo aceitar uma realidade sobre a qual não temos controlo, sem forças para agir e modificar aquilo que é necessário.

Ou quem sabe, um tanto confusos por não sabermos que caminho ou atitude devemos tomar.

Fazemos, então, a oração pedindo orientação.

Aqui estão algumas afirmações:
· Mereço tudo de bom que a vida tem para me oferecer.
· Hoje estou livre da dor, da raiva e do medo.
· Estou a superar os pensamentos negativos que me limitam.
· Encontro-me de perfeita saúde.
· Estou a libertar-me das limitações impostas pelos meus pais.
· Estou disposta a criar ideias novas à respeito de mim mesma e de minha vida.
· Todos os problemas e conflitos passam: estou serena.
· Mereço a vida, uma vida boa.
· O amor actua em mim para me curar e fortalecer.
· A solução para cada problema vem agora. Estou livre e cheia de luz
· Mereço a liberdade de ser tudo aquilo que sou capaz de ser.
· Estou calma e segura.
· Mereço viver comodamente e prosperar.
· Esqueço toda dor do passado e saúdo a Saúde, a alegria e o sucesso.
Tente enumerar os pensamentos negativos que tem a seu respeito e crie para cada um deles uma afirmação positiva.
1) __________________________

2) __________________________

3) __________________________

4) __________________________

5) __________________________

Do livro "Mulheres Que Amam Demais", de Robin Norwood

Sem comentários: