Uma ferramenta muito utilizada e conhecida por todos aqueles que participam, participaram ou conhecem os grupos de Desenvolvimento Pessoal, é a famosa Visualização Criativa.
Hoje esta técnica é tão importante que existem grupos que estudam a sua eficiência até no auxílio do tratamento do cancro.
Algumas pessoas que se dispõem a realizar estas técnicas têm mais dificuldade que outras em visualizar as imagens solicitadas pela voz que está conduzindo o trabalho.
O que muitos desconhecem é que existe uma técnica bastante simples para desenvolver e aprimorar esta capacidade que todos nós temos.
O primeiro passo é olhar e reter uma imagem.
O processo consiste em olhar para um objecto tentando reter o máximo de detalhes pelo período de um minuto, em seguida fechar os olhos e visualizar o objecto com todos os seus detalhes também pelo período de um minuto.
Este processo deve repetir-se em ciclos, até que se consiga visualizar o objecto em todas as suas nuances.
Passando esta etapa, o segundo passo é lembrar e reter uma imagem, ou seja, você vai fazer o exercício de se lembrar de um facto anterior e de cada um dos detalhes que o envolveram.
Procure concentrar-se nos pormenores do cenário envolvente, nas pessoas que estavam à sua volta, na expressão facial delas e em toda riqueza de detalhes que conseguir.
No terceiro passo já passa a existir o elemento de criação, o exercício da criatividade que existe dentro de cada um de nós.
Vamos usar essa criatividade e inventar uma imagem, colocar nela todos os detalhes possíveis, fixar o cenário, as cores, os objectos e ficar a apreciar cada um desses detalhes dentro da imagem como um todo.
Na quarta etapa vamos incluir o elemento sensação, vamos imaginar o corpo em bom funcionamento e sentir o que isso nos traz.
Imaginemos, por exemplo, uma grande sensação de bem estar e na sequência vamos sentir o que isso nos proporciona, observemos como o nosso corpo reage a essas imaginações, como fica a nossa respiração, entre outras coisas.
Aqui já estaremos a começar a experimentar o que a visualização criativa pode fazer por nós e como o nosso corpo responde a esses estímulos.
No último passo da técnica trabalharemos com objectivos e transformá-los-emos em símbolos; estaremos utilizando o que se conhece como tela mental.
Vamos imaginar-nos, por exemplo, com saúde ou prosperidade.
Que imagem teria a saúde ou a prosperidade para cada um de nós?
Note que nesse ponto a imagem é muito subjectiva, vai depender muito da vivência de cada um e de seus valores íntimos.
Para um a prosperidade pode significar a realização de diversas viagens, para outro pode ser a aquisição de bens materiais e assim por diante.
O importante é que a imagem represente o que se deseja para quem está a utilizar a técnica.
Tendo passado pelos cincos passos com sucesso, a visualização criativa transforma-se num aliado poderosíssimo da nossa caminhada.
Podemos usar este aliado no auxílio à cura de doenças, no trabalho da auto-estima, na busca de tranquilidade, de aumento de concentração, na superação de vícios - entre muitas outras coisas – tornando-nos assim pessoas melhores, mais realizadas e consequentemente mais felizes.
Sem comentários:
Enviar um comentário