terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Gostei de ler! ISTO é o que eu penso sobre o "famigerado" SEGREDO!


...............Confesso que a primeira vez que ouvi falar de O Segredo acreditei que estaria perante um documento extraordinário onde se faria alguma revelação que deixaria o mundo atónito (algo do estilo “segredos de Fátima” que durante tantos anos nos mantiveram na expectativa de qualquer coisa fenomenal; lembro-me que havia quem admitisse que um dos segredos de Fátima era sobre o fim do Mundo; ainda bem que não foi nada disso).
Adiante.
Saltando para o primeiro capítulo fica-se logo esclarecido que o tal Grande Segredo é, afinal, a chamada Lei da Atracção.
Chegado aqui o livro decepciona um pouco porque o que nos revela não é nada de extraordinário.
Os fundamentos da Lei da Atracção não são muito diferentes dos da Lei do Pensamento Positivo ou da Lei do Optimismo de que já todos ouvimos falar.
Na base da Lei da Atracção reside a crença de que “tudo o que entra na nossa vida é atraído por nós”, diz um dos co-autores, Bob Procter.
Incluindo os pensamentos!
O mesmo autor mistifica um bocado a coisa quando noutra página diz que “os sábios sempre souberam da sua existência”, afinal, “um pequeno e selecto grupo de pessoas” que terão começado a praticar o Segredo na Antiga Babilónia! (pág. 5)
Afinal que Lei é esta?
Existe mesmo a Lei da Atracção ou é uma forma de dizer coisas comuns de uma maneira mais filosófica para lhe emprestar alguma beleza?
Já o povo costuma dizer que “as coisas boas atraem as boas” e as coisas más, as más.
Em certos capítulos da vida isso é visível.
Por exemplo, conheço um adolescente que já reprovou 3 vezes no 9º ano e que agora confessa, arrependido, que foi devido às “más companhias” que o desviavam para a brincadeira ao ponto de no corrente ano lectivo já ter “chumbado” por faltas.
Ou seja, as más companhias daquele jovem atraíam-se entre si formando um grupinho de maus alunos.
É a Lei da Afinidade, ou seja, pessoas com interesses comuns tendem a juntar-se e a conviver.
É um princípio geral dos seres sociais como acontece com os humanos.
De facto, a Lei da Atracção leva a que “coisas semelhantes se atraiam” na nossa vida devido a afinidades, interesses comuns e empatia.
Para atrairmos as coisas boas em vez das más o livro O Segredo aconselha-nos a utilizarmos o pensamento na certeza de que os bons pensamentos são facilitadores do sucesso (na saúde, na amizade, nos negócios).
Verdade? Sim.
Mas falta dizer mais qualquer coisa.
O que é o pensamento?
Comecemos por perceber o que é, afinal, o “pensamento”.
Dito de uma forma simples é o trabalho mental contínuo (um processo dinâmico tanto consciente como não-consciente) que nos permite reorganizar a realidade que nos cerca, formar juízos, ter ideias, exercitar a imaginação, fazermos escolhas, etc.
É um exercício orgânico complexo que envolve múltiplas estruturas cerebrais.
Segundo o doutorado psicolinguista Frank Smith, da Universidade de Harvard, existem pelo menos 76 tipos de actividades mentais relacionadas com o “pensar” (ex: analisar, deduzir, inferir, julgar, prever, reflectir, perceber, etc.).
Uma característica do “pensar” é que ele está associado à acção (manifestada ou simplesmente imaginada).
Existem vários tipos de pensamento: o comum (que é o que usamos a todo o instante como um rio que está sempre a fluir); o analítico, o criativo, etc.
Os pensamentos encadeiam-se com outros através daquilo que chamamos de “raciocínio” (ele liga os pensamentos).
Por que é que dizemos que os pensamentos têm poder?
Por que é que o livro O Segredo diz que o poder da mente é o poder que reside nos nossos pensamentos?
Porque é através deles que orientamos a nossa vida, que fazemos escolhas e tomamos decisões.
É através de diferentes formas de pensar e de actuar mentalmente (observar, ouvir, estudar, etc.) que construimos as realidades que nos envolvem (as perceptíveis através dos sentidos e as que imaginamos).
O pensamento é um processo sujeito a fragilidades.
Por isso, o Poder da Mente não é assim uma coisa simples de ter ou de aplicar.
Por exemplo, há pessoas que sofrem de pensamentos lentos (como na depressão), pensamentos desorganizados (como nas demências), pensamentos fantasistas (como na esquizofrenia), etc., etc.
O nosso próprio tipo de personalidade e temperamento influencia o tipo de pensamentos (e de mente) que possuimos.
Por que é que muita gente diz que não consegue aceder ao chamado Poder da Mente?
Porque para que possamos ter acesso ao Poder Mental através do pensamento não basta o que O Segredo nos diz.
Não basta aprendermos a controlá-lo e a tranquilizá-lo, por exemplo através da meditação.
Isso é pouco e nem sempre é suficiente.
Temos de ser capazes de dar à nossa mente capacidade para torná-la flexível, aberta ao conhecimento, curiosa, interrogativa, ou seja, fortalecê-la e ampliá-la.
Devemos aprender a conhecermo-nos a nós próprios.
Conhecer a nossa própria mente, o nosso Eu, através da introspecção e da aprendizagem para que possamos defender-nos das falsas crenças, das ilusões, das emoções intranquilas, das pessoas negativas, dos “assassinos” de ideias e de motivações (quantas pessoas, incluindo professores, não produzem inibições e castrações nos outros, incluindo as crianças?).

Alargar a Lei da Atracção
Se é verdade ou é pura poesia afirmar que os nossos pensamentos vão por aí fora, pelo Universo, como se sugere em O Segredo, à procura de soluções para a nossa vida, isso é o menos importante a reter.
Acredite se quiser que não faz mal nenhum.
Mais importante, porém, é termos consciência de que para sermos capazes de alcançar o tal Poder da Mente devemos aprender a ser "engenheiros" dos nossos pensamentos, a conhecer a nossa personalidade, a não ser manipulados por emoções negativas (como o ódio, raiva, inveja, etc.), a diversificar os nossos conhecimentos e a nossa cultura, a sermos pessoas curiosas dispostas a perguntar mais do que a responder e a sermos livres de esquemas mentais que nos fazem escravos crónicos de manias das grandezas, de narcisismo, de medos e inibições, de crendices, etc..

Chegados a esse patamar de desenvolvimento a Lei da Atracção estará ao nosso alcance de forma mais simples!
Atrairemos então as pessoas boas, interessantes, inteligentes, magníficas que não andam muito longe da nossa vida.
E também outras riquezas como a amizade, a solidariedade, o amor, a admiração, e outros tesouros e sucessos.
(adaptado)
Nelson Lima ( muito obrigada :-)

Sem comentários: