quarta-feira, 29 de abril de 2009

A consciência do Inconsciente...

O inconsciente é a área da mente cujo conteúdo, processos e funções se situam num nível suficientemente profundo que impede o seu acesso consciente.
Ele representa os bastidores da psique onde se alojam memórias não acessíveis, atemporais, conhecimentos e outros conteúdos que intervêm no comportamento do indivíduo e na sua personalidade.
Muitas estruturas daquilo que se denomina "inteligência" e da mente emocional estão ali alojadas.
"O inconsciente é um nível mental que difere do consciente, não só quanto ao que contem como características, mas também na sua maneira de revelar os factos, de registá-los, de desenvolver a lógica e os julgamentos, na sua comunicação e na sua linguagem" - esclarece a psicóloga Renate Just de Moraes, autora do Método ADI/TPI, uma técnica de acesso directo ao mundo inconsciente.
O inconsciente é um potencial de energia e não está limitado nem pelo tempo, nem pela matéria, nem pelo espaço.
"O inconsciente é, portanto, uma instância ao mesmo tempo física, psicológica, de capacidade paranormal, transcendental e das experiências sobrenaturais" - diz a psicóloga.
A verdade é que o inconsciente mental é de uma riqueza extraordinária.
Nele reside a essência central de cada pessoa, um núcleo de memórias e sabedoria e também uma fonte de recursos para a pessoa mesmo que os não percepcione de forme consciente.
Até recentemente, o inconsciente podia ser abordado através de técnicas psicanalíticas.
A Dra Renate, através do seu método de Abordagem Directa, afirma ter conseguido maior sucesso através da técnica do questionamento, a qual conduz a própria pessoa a pesquisar o seu inconsciente e a responder com dados precisos a perguntas de qualquer área do conhecimento. ( eu acho que isto tem a ver com o que aprendi a fazer no meu Curso de Coaching!..digo eu!..)
Este método, criado em 1975, usa como técnica-base a descodificação que tem como finalidade a desprogramação ou remoção de elementos da memória inconsciente, de condicionamentos e de decisões que dificultam o acesso ao inconsciente.
A ciência em busca do insconsciente:
Cientistas britânicos anunciaram que conseguiram identificar o pensamento inconsciente de uma pessoa com um exame de ressonância magnética.
De acordo com uma equipe de pesquisadores do University College London, um mapeamento da actividade cerebral pode ser feito por meio da análise do fluxo sanguíneo, que pode ser observado numa ressonância magnética funcional.
Na experiência, os médicos Geraint Rees e John-Dylan Haynes mediram a actividade cerebral no córtex visual - a parte do cérebro que lida com informações enviadas pelos olhos - enquanto os voluntários olhavam para vários objetos diferentes numa tela de computador.
Ao olhar os resultados das imagens da ressonância magnética funcional, os cientistas foram capazes de adivinhar melhor o que tinha sido mostrado na tela do computador do que os próprios voluntários.
Quando duas imagens eram mostradas numa sucessão muito rápida, os voluntários apenas tinham consciência de ter visto a segunda e não conseguiam se lembrar da primeira.
Porém, a ressonância magnética distinguia claramente as características da actividade cerebral criada pelas imagens "invisíveis".
Um estudo japonês semelhante revelou que quando eram mostradas tiras inclinadas em direções diferentes, as pessoas manifestavam diferenças subtis na forma de actividade cerebral obtida pela ressonância magnética.
Os cientistas criaram um programa de computador para reconhecer essas características diferentes e descobriram que conseguem adivinhar com bastante exatidão em qual direcção a tira tinha sido inclinada.
Quando os voluntários olhavam para um modelo xadrez, resultante da combinação de dois grupos diferentes de tiras, e tinham de prestar atenção apenas num dos grupos, o programa era capaz de dizer em qual deles o voluntário estava pensando.
"Este é o primeiro passo básico para ler o pensamento de alguém.
Se a aproximação pudesse ser expandida, talvez fosse possível prever o que alguém estava a pensar ou a ver apenas com sua actividade cerebral", afirmou o Dr. Rees.Segundo Adrian Burgess, do departamento de Neuropsicologia Cognitiva do Imperial College London, "a técnica é tirar informações que antes não estavam disponíveis por imagens de ressonância magnética.
Isto poderia ser utilizado para detectar os preconceitos, a intuição e coisas que estão escondidas e, com isso, influenciar nosso comportamento".
O pesquisador disse que talvez seja até possível mergulhar nas memórias das pessoas e ver os medos e as fobias que estão escondidos. "Este é um caminho longo, mas é excitante." concluiu.
artigo retirado de

http://institutodainteligencia.ning.com/profiles/blogs/o-que-e-que-existe-no

Muito obrigada! INSTITUTO DA INTELIGÊNCIA

terça-feira, 28 de abril de 2009

ATENÇÃO Grupo OUSAR CRESCER!

Blogue Augusto Cury e Sítios e Actividades a frequentar...

Assista e participe nos "Sábados da Mente"

A partir de Maio, no Porto, duas vezes por mês (1º e 3º sábados) abrimos as nossas portas para conversarmos informalmente consigo sobre temas de psicologia tais como problemas emocionais, dicas de auto-ajuda, exercícios para melhoria de atitudes, desenvolvimento da auto-estima, tratamento de fobias, como gerir o stress, problemas pais-filhos, etc.
Junte-se a mais pessoas, traga mais participantes e venha conversar sobre psicologia, questões da mente, problemas como ansiedade, depressão e outras perturbações sobre as quais deseje saber mais.
Sessões abertas ao público em geral, dos 16 aos 90 anos, que queira aumentar seus conhecimentos e manter uma mente jovem e sadia. Preços muito acessíveis.
Peça informações a geral@institutodainteligencia.net ou ligue para 965197381 (das 10h às 23h), todos os dias da semana.
http://www.psiquemultifocal.blogspot.com/

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Blogue AMAR PARA EDUCAR, de José Maria Calisto

Link para o Blogue AMAR para EDUCAR

http://jc-amarparaeducar.blogspot.com/?psinvite=ALRopfV-u48rtKbn-gdg90c9n5v8XeNViMl4A1jvaFF1rLQ1j4GSslRI-L3XoitMrzBYM0qdUmlzaIXsY-9iobq9J5qTU4vwFA

TEXTO que referi:

Educação com emoções
Esta reflexão que aqui apresento é consequência de alguma das aprendizagens adquiridas na disciplina, bem como da curiosidade que me foi despertada para esta matéria e que têm sido muito importantes para a melhoria da minha actividade profissional.
Assim, e porque a actividade de um professor não se resume às suas competências técnico-profissionais especificas, mas também às relações interpessoais e intrapessoais, decidi abordar a temática da inteligência emocional em contexto de aprendizagem.
Nos anos 80, Howard Gardner e a sua equipa da Universidade de Harvard propuseram que o ser humano não tinha uma ou duas inteligências (já avançadas por Alfred Binet, com a inteligência lógico-matemática e a inteligência linguística ou verbal, bem como a medição da inteligência, o QI), mas sim várias inteligências.
Gardner com a teoria das inteligências múltiplas sublinha a importância da inteligência intrapessoal no auto conhecimento e da inteligência interpessoal no estabelecimento de boas relações com os outros.
O conceito de educação emocional surgiu na década de noventa, e foi difundido pelas obras de Daniel Goleman destacando aqui o livro “Emotional Intelligence – Why It Matters More Than IQ” (1995) (com base no conceito de inteligência emocional, introduzido por Peter Salovey e John D. Mayer, 1990).
Ora, o educador de hoje é confrontado com esta nova realidade, e podendo verificar a diferença que existe entre um ensino cartesiano, cientifico-matemático, (tal como ao que eu fui sujeito) cuja primazia é a razão, ignorando as emoções como parte integrante do ser humano, a educação emocional visa o aluno como um ser integral, propondo uma diversificação do ensino.
Jacques Delors (1996) ao defender os quatro pilares da educação (aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver em comum e aprender a ser) sendo os dois últimos potenciadores da educação emocional, denuncia já a necessidade do ensino tomar novos rumos.
Mas, para se assumir uma educação emocional, o professor tem que se predispor criar novas aprendizagens (se é que ainda não as tem), devendo trabalhar sobre si mesmo.
Tornar-se um bom ouvinte é uma das condições para criar empatia com o outro. Reconhecendo o valor da hospitalidade, o educador deve ir ao encontro do outro com a finalidade de superar os preconceitos, sabendo escutar e acolher, pois o aluno é a condição de todo ensino.
As emoções têm efeitos sobre os processos mentais, e podem afectar a percepção, a atenção, memória, razão, criatividade, etc.
Geralmente, as pessoas que funcionam bem emocionalmente, realizam avaliações adequadas dos acontecimentos e gerem as emoções de forma a minimizarem os efeitos negativos e a maximizarem os positivos em cada situação.
Daí ser imprescindível aprender a gerir as emoções para regular o comportamento e a impulsividade nas suas relações pessoais, sociais e até profissionais.
No processo da educação emocional o professor tem o dever de “oferecer” elogios sinceros e oportunos, visando o estabelecimento de ligações afectivas e partilhar simpatia com os alunos.
O facto da educação emocional ter estado arredada da escola fez de muitos de nós (professores) analfabetos emocionais e para isso temos que nos (re)educar, trabalhando a nossa inteligência emocional para sermos capazes de decidir equilibradamente, evitando o sofrimento próprio e o alheio.
Sendo possível educar as emoções, (categoria das emoções secundárias) significa que é possível ao ser humano no percurso de vida, desenvolver competências emocionais.
Entende-se assim a educação emocional como um processo educativo, continuo e permanente, que tem como objectivo potenciar o desenvolvimento de competências emocionais como elemento essencial do desenvolvimento integral da pessoa, capacitando-a para a vida.
Tudo isto tem como finalidade última aumentar o bem-estar pessoal e social.
Educarmos as nossas crianças para os valores e afectos, alfabetizando emocionalmente, estaremos a contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e equilibrada.
in Blogue AMAR para EDUCAR, de José Maria Calisto

Os Sonhos...os meus e os dos Outros... :-)

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Meus queridos Amigos/as Todos/as

Sinto-me MUITO FELIZ!
Estou a viver um momento tão especial da minha Vida…!

Há coisas boas a acontecer por todo o lado! :-)

Então eu pensei que gostaria de partilhar algumas convosco, que me lêem.

Por exemplo, este texto, que vou publicar no artigo acima, que um Amigo nosso, o Prof. José Maria, me enviou.
É o conteúdo do texto, é ele estar a fazer um Blogue “AMAR para EDUCAR”, mas …. não é nada disso:
- É saber que mais uma Pessoa acordou para o Caminho do Desenvolvimento Pessoal.

Sinto-me muito sensibilizada, José Maria.
Fica aqui acima o link para o teu Blogue, o texto, e um enorme abraço.

Amigos, nunca desistam dos vossos Sonhos.

Mesmo quando a Vida for menos fácil de viver, acordem de manhã e digam para o vosso Eu mais profundo:
- Estou viva e VIVO!

Sintam….sintam….sintam…..sintam com o Coração, com Amor, sem expectativa…e os Sonhos acontecerão quando menos esperarem.
Façam-nos acontecer.

YES WE CAN!

domingo, 26 de abril de 2009

"Hoje é Dia-de-Festa"... ;-)))

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Agradeço a todos os meus Mestres.
Apareceram quando eu mais precisava deles.
Bem haja, Isabel Ferreira
Universidade do Sucesso
Escola de Coaching ECIT

terça-feira, 21 de abril de 2009

Apresento-vos o Professor José Figueira :-)



Formado em Andragogia pela Universidade de Amesterdão, master practitioner, terapeuta e trainer de PNL, consultor e trainer do Panorama Social


Em geral as pessoas procuram nos meus cursos:
conhecer melhor os seus processos pessoais.
maior prazer na vida.
estratégias de pensamento mais efectivas.
encontrar maior harmonia entre o trabalho e a vida privada.
aprender novas ferramentas para melhorar a comunicação.
maior sucesso na vida
As pessoas dizem ter encontrado:.
transformação e melhoria.
liderança pessoal.
maior autoconfiança.
maior prazer na vida.
capacidade de decisão.
grande passo no desenvolvimento pessoal.
abertura a novas possibilidades.
estratégias de pensamento com maior sucesso.
comunicação mais efectiva.
melhor compreensão do que querem

VISITEM:
http://www.pnl-portugal.com/

quarta-feira, 15 de abril de 2009

III Parte > "OS DEVIA", que vêm do criticismo e do sentimento de culpa!

AS SUAS EXPECTATIVAS E AS DOS OUTROS

As expectativas são um assunto complicado.
Esperamos muito de nós e dos outros, e eles de nós.

Alem disso, lidamos também com expectativas morais e religiosas.
Estas são pessoais e dizem respeito a questões complexas que não se encaixam neste âmbito.

Por vezes, é difícil perceber se as expectativas que sentimos são razoáveis.
Podemos pensar que os Outros esperam algo de nós, quando na realidade ISSO não acontece.

Ao esperarmos que gostem de nós ou que sejamos admirados, por vezes tentamos satisfazer expectativas não verbalizadas e que só existem na nossa imaginação.

Quando assume completa responsabilidade pela sua Vida, PODE ESCOLHER se quer corresponder a essas expectativas – assumidas ou não.

Esta pode ser UMA OPÇÃO difícil, mas É NECESSÁRIA!

É fácil imaginar como o Mundo “DEVERIA” ser para que eu fosse feliz!

Como o meu namorado ou marido “DEVERIA” ser para que a nossa relação melhorasse…!

Ou o que o meu patrão “DEVERIA” ter feito e não fez!

É alarmante verificar a quantidade de expressões do tipo:
“DEVERIA”.. que são utilizadas no nosso dia-a-dia e é revelador concluir que o território “DEVERIA” só existe na nossa Imaginação.

As considerações sobre “ O QUE DEVERIA” ter acontecido são irrelevantes.

A sua chefe não se portou como você achava que “DEVIA” ter feito.
Ela simplesmente AGIU COMO É!

O Conceito “DEVERIA” afasta-o da Realidade, do Aqui e Agora.

Quanto mais cedo aceitar o que realmente acontece, mais fácil será lidar com a Realidade “AQUI e AGORA” que enfrenta.

Ao assumir a responsabilidade de viver no mundo real em vez num Mundo de desejos e ilusões, de “DEVERIAS”, assume um maior controlo da sua Vida.

É preciso Tempo e esforço para aceitar esta ideia.
Quando o fizer, irá apercerber-se que terá uma influência muito maior na CONDUÇÃO DA SUA VIDA, ou seja, na sua Liderança Pessoal…!
Adaptação - Randi B.Noyes " A ARTE DA LIDERANÇA PESSOAL"

II Parte > O criticismo, A CULPA...e "os devia"

A Culpa faz-nos sentir inferiores


As Pessoas transmitem-nos frequentemente mensagens negativas porque essa é a maneira mais fácil de sermos manipulados.
Se alguém o está a fazer sentir-se culpado, coloque a questão a si próprio:
- “ O que é que querem? Qual a razão? “

Faça as perguntas em vez de concordar interiormente, “ SIM, EU SOU CULPADO, É MELHOR FAZER O QUE DIZEM.”

É tão comum vermos os Pais que manipulam os Filhos através da culpa...
É natural. Eles próprios foram criados assim. Dizem mentiras aos Filhos para que eles se sintam inferiores.

Há Pessoas que mesmo em adultas se deixam manipular pela Família ou pelos Amigos.

A causa primeira é o não terem respeito por elas próprias, caso contrário não permitiriam que isso acontecesse.

Em 2º lugar vem o facto de elas próprias serem também manipuladoras.

Tanta gente vive debaixo de uma nuvem de culpabilidade….
Há sempre qualquer coisa “errada”, ou não estão a fazer a coisa bem feita, ou por qualquer razão estão a PEDIR DESCULPA a alguém.
Não conseguem perdoar a si próprios o que fizeram no Passado.
Censuram-se por quase tudo o que se passa nas suas Vidas…

DEIXE ESSA NUVEM DISSIPAR-SE!!
Não é preciso viver mais assim!!

Aqueles que se sentem culpados podem agora aprender a dizer “não” e chamar a atenção dos Outros para os seus disparates.
Não estou a dizer para se zangar com as Pessoas, simplesmente para não alinhar mais no “jogo”.

Se “dizer não” é uma novidade, diga muito simplesmente:
- “Não, não. Não posso fazer isso.”

Não arranje desculpas porque nesse caso está a dar argumentos ao manipulador para o convencer a mudar de opinião.

Quando as Pessoas virem que a manipulação já não funciona, elas vão parar.
As Pessoas só nos controlam enquanto nós o permitimos.
Pode ser que se sinta “culpado” da 1º vez que disser “NÃO!!”, mas, nas vezes seguintes, tudo será mais fácil.

Louise Hay - O PODER ESTÁ DENTRO DE SI

I Parte - O criticismo, a culpa....e "os devia"...

Diz Louise Hay:
- ACABE COM TODO O CRITICISMO.

O criticismo envolve a repetição de uma crítica a nós próprios que, usualmente é sempre a mesma!
Quando iremos acordar para o facto de que a crítica não resolve nada?

Vamos seguir uma nova táctica:
- Vamos aceitar-nos tal e qual como somos AGORA.

As Pessoas muito críticas normalmente atraem a crítica sobre si, porque ESSE é o seu PADRÃO. (de Comportamento)

Aquilo que nós damos é aquilo que nós recebemos.
(Digo eu: Aquilo que nós recebemos é aquilo que nós damos!)



Para se ser crítico (dos Outros) era preciso ser-se perfeito a tempo inteiro!
QUEM É PERFEITO?
Acaso conhece alguém que o seja? Eu não.
Se nos queixamos de alguém, na verdade, estamos a queixar-nos de nós próprios.


TODOS SOMOS O NOSSO PRÓPRIO REFLEXO,
e
aquilo que vemos nos Outros,
estamos também a ver em nós.


A maior parte das vezes não queremos aceitar algumas facetas nossas.

Infligimos abuso a nós próprios com o álcool, as drogas, o tabaco ou comemos demasiado, ou seja como for.


ESTAS SÃO FORMAS DE NOS AUTO-PUNIRMOS
Por não sermos perfeitos.
Mas afinal,

temos de ser perfeitos para quem?

Que exigências e que EXPECTATIVAS estamos a tentar satisfazer?
Esteja preparado/a para “entregar” isso….
Vamos apenas SER.
Irá descobrir que é maravilhoso sendo apenas como é neste preciso momento. (auto-aceitação)

Se sempre foi uma Pessoa muito crítica que vê a Vida através de um prisma muito negativo, o processo de evolução para uma Pessoa que se ama e se aceita irá ser prolongado.
Para esse efeito terá de aprender a ser paciente consigo próprio, à medida que se for libertando da auto-crítica que, sendo apenas um hábito,


NÃO REPRESENTA A REALIDADE DO SEU
SER.


Consegue imaginar o que seria a nossa Vida se conseguíssemos viver sem sermos criticados por ninguém?
Completamente à vontade e num bem-estar total…
Todas as manhãs seriam o começo de um maravilhoso novo dia, sentiríamos o Amor e o Respeito de todas as Pessoas e ninguém nos iria criticar ou “deitar abaixo”.


Podemos conceder-nos essa felicidade.
Para tal basta aceitarmos aquilo que nos torna únicos e especiais.


A vivência
DA HARMONIA COM O PRÓPRIO SER
pode ser a experiência mais fantástica que podemos imaginar.

Podemos acordar de manhã e sentir a alegria de viver mais um dia.


Quando ama aquilo que é
Automaticamente faz sobressair aquilo que há de melhor em si.


Eu não estou a dizer que será uma Pessoa melhor porque isso implica que então agora…não é suficientemente boa ;-)
No entanto, é possível encontrar maneiras mais positivas de satisfazer as suas necessidades e de expressar melhor o seu verdadeiro

SER.

Louise Hay - O PODER ESTÁ DENTRO DE SI

terça-feira, 14 de abril de 2009

"Porque EU DEVIA...."

De onde vêm todos os nossos "eu devia", "ele devia"?

Quantas vezes disseste hoje, ou pensaste, "eu devia"...isto ou aquilo...?

Aguentem pf que eu vou pôr aqui um exercício para trabalharmos os "devias".

;-))

Isabel Perry

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Isto é a minha "Árvore de Páscoa" :-)


BOA PÁSCOA

p a r a t o d o s!

sábado, 4 de abril de 2009

DEBATES DA PRIMAVERA

Para frequentares os
"DEBATES DA PRIMAVERA"
por favor lê o Livro abaixo indicado e inscreve-te em
Os Debates SÃO ABERTOS às Pessoas que estejam dispostas a trabalhar o seu auto-conhecimento através do Desenvolvimento Pessoal.
Aparece.
Aproveita, estamos a iniciar uma nova fase!
Convive, cresce e torna-te MAIS FELIZ!
:-)

Um livro que me fez ( e ainda faz! ) Crescer...A base dos "DEBATES DA PRIMAVERA".



Preço online 15,12 € com IVA


edição portuguesa, 2005


Este livro, que conquistou vários prémios internacionais, ajuda-o a fazer uma rápida viagem ao seu interior.
Escrito com um estilo directo e simples, a autora de origem norueguesa, Randi B. Noyes, é uma conhecida consultora internacional na área da aplicação da Inteligência Emocional.
O texto é ilustrado com uma série de exemplos práticos e exercícios que o ajudam a auto conhecer-se e a aprender a localizar e a lidar com as suas emoções.
Uma leitura imprescindível para quem percorre a motivadora “viagem” de desenvolvimento pessoal.
Conteúdo:
I. O AUTOCONHECIMENTO: 1. Voz Interior; 2. Força Pessoal; 3. Sentimentos Negativos; 4. Enfrentar o Dia-a-dia; 5. Encarar o Futuro;
II. ATINGIR OS OBJECTIVOS: 6. Resolução de Problemas; 7. Objectivos;
III. O AMOR E O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA VIDA: 8. O Amor; 9. Viver em Pleno;
IV. APRENDER A ELEVAR-SE: 10. Exercícios para Gerir os seus Sentimentos;
V. DESBLOQUEAR EMOÇÕES: 11. Exemplos de Vida;
VI. CONCLUSÃO:12. Conclusão.
Para o meu querido e lindo Grupo OUSAR CRESCER, com Amor.
E para os Seguidores deste Blogue, agradecendo a vossa companhia neste percurso conjunto.
Em cada canto do Mundo, todos "fazemos a Diferença", construíndo o melhor que sabemos...."UM NOVO MUNDO"/Eckhart Tolle
Isabel Perry

sexta-feira, 3 de abril de 2009


DEBATES DA PRIMAVERA


Não LUTES CONTRA as tuas memórias. Reenquadra-as!

A MEMÓRIA é composta por INFORMAÇÃO NEUTRA+ENERGIA EMOCIONAL.

No Inconsciente está “a base de dados” da informação.
É o Inconsciente que alimenta este processo!

- Os conflitos internos em que “disparamos” contra as nossas memórias que nos atormentam dão-lhes ainda mais força.
Então…….não é por aí….

Não é A LUTAR, nem à força!
É com suavidade, com Amor por nós, com auto-aceitação das nossas limitações que as conseguimos ir perdendo.

O conflito com uma Memória fortalece-a, dá-lhe alimento, combustível, em vez de a libertar.
- “ Não lutes contra aquilo que não queres!”….senão…só vais ter “mais do mesmo”!

- Não camufles com “pensos rápidos” as tuas dores, resolve-as com compreensão por elas, com Compaixão por ti, acreditando que um dia terás o prémio da tua Serenidade.

O que funciona, o que está certo, é conseguir LIBERTAR, dissolver os registos das memórias.

Só assim podemos fazer DELETE.

O QUE É SENSORIAL pode ser retirado.
As sinapses podem “desfazer-se” e podemos conseguir uma nova reorganização neurológica.
É necessária uma desprogramação, a memória não cresceu, ficou “ali presa”, há uma incoerência comportamental.
...............................................................
O Mundo ensina-nos, de fora para dentro, que precisamos de aprender competências para vencer na Vida.
Mas que é VENCER NA VIDA?
É ter muito dinheiro e coisas? É ser famoso?

Quanto a mim, VENCER NA VIDA é aprender a tornar consciente a Sabedoria da nossa perfeição original e agir de acordo.

É aprender a observar o que vem de DENTRO PARA FORA, aquilo DE BOM que nasceu connosco, por exemplo, a Sabedoria e a Inteligência das nossas células que se regeneram naturalmente.
- Nós possuímos em nós a Inteligência do Universo e só precisamos de aprender a recordar este facto diariamente.

Como escrevi, repara na inteligência do teu corpo que se auto-regenera tantas vezes quando adoeces ou te magoas.

A outros níveis, tu és capaz de fazer o mesmo.

Tu és capaz de regenerar/CURAR as tuas Emoções se as compreenderes, e ao fazê-lo, tu tornas-te o teu próprio condutor, em vez de seres sempre conduzida cegamente pela Vida das tuas Emoções não educadas.

A Vida acontece, mas é muito bom saber QUE NÓS a podemos FAZER ACONTECER TAMBÉM.
Para isso, temos que estar connectados, não perder a Ligação com o TODO Universal/Inicial.

Nasce-se com tudo isto. Nós já somos um milagre!
A maior parte de nós esquece diariamente o milagre que É.

Precisamos de tomar consciência do quanto somos maravilhosos.

Andamos sempre “à procura do Tesouro lá fora”….e NÓS somos o Tesouro, temo-lo em nós.
Procurar FORA de nós DESEMPODERA-NOS.
Perdemos Poder pessoal, perdemos consciência.

NÓS TEMOS A CAPACIDADE NATURAL DE NOS AUTO-LIDERARMOS!

Sim, aprendemos muito com a Vida e na Vida.

Mas o que aprendemos de fora para dentro SÃO FERRAMENTAS para ESCOLHERMOS quais delas precisamos de usar PARA MELHOR nos saborearmos a nós próprios, como um manjar supremo!

Nós vivemos num Mundo sensorial, de percepção, através dos nossos 5 Sentidos.
A forma como percebemos as coisas exteriores a nós, causa-nos Sensações que originam as Emoções.
Cada um de nós tem “o seu filme”, ou seja, a sua forma individual e única de interpretar o exterior, de SENTIR.
Há tantas Realidades como quantos indivíduos existem.

O nosso próprio Corpo é uma ferramenta, estamos num Mundo de EXPRESSÃO, de percepção.

MAS…não podemos é confundir as ferramentas com o manjar!
O MANJAR SOMOS NÓS PRÓPRIOS.
AS FERRAMENTAS só SERVEM para apreciarmos e desfrutarmos o manjar, que somos nós LÁ DENTRO, com o potencial com que nascemos.

Quando algo não está bem connosco…usamos a ferramenta exterior que nos é mais ecológica para NOS REPROGRAMARMOS internamente.


O Mundo exterior não é o DESTINO do nosso SUCESSO FINAL.
O nosso Sucesso acontece dentro de nós.

Sentimo-lo quando nos sentimos em Paz, completos. Aí, nada mais do exterior nos faz falta.
Basta-nos SER.

O Mundo exterior complica, complica, analisa, analisa, é labiríntico, dissocia-nos de nós, do Manjar.
O desfrute do manjar/nós, é o autêntico Sucesso.
Tudo o que é exterior…..vai e vem….vai e vem…é passageiro e acidental, são aparências.

O NOSSO FOCO precisa de estar NO NOSSO INTERIOR.
Se eu estou bem comigo, eu ajudo-me, posso ajudar outros a descobrirem-se, eu dou e o que eu dou retorna a mim, EU ACRESCENTO-ME.

Sem sobressaltos, sem luta, com naturalidade, SEM DESGASTE.

Auto-liderança = auto-consciência
Auto-consciência = Assumimos a Liderança, largamos “ o piloto automático”

Ninguém que está mal consigo pode fazer algo bem feito pelos Outros.
Pode pôr “um penso rápido”, mas isso não resolve nada a longo prazo, só no momento.
O “penso rápido” distrai-nos mas não nos envolve com o Manjar, ou seja, connosco próprios na nossa Essência mais profunda.

Nós estamos bem com o Outro, só somos capazes de dar ao Outro, quando se estabelece um Círculo de Retorno, de nós…ao Outro…do Outro a nós…


( O Formador não vende ideias, só partilha, o Outro é que decide “se compra ou não”)

NÓS SÓ DAMOS AQUILO QUE PRECISAMOS DE RECEBER!

À luz dos Ensinamentos de Isabel Ferreira
Universidade do Sucesso

EXERCÍCIO :-)

Um exercício muito simples:

1ª Fase:
Feche os olhos, respire e relaxe e relembre uma Pessoa com a qual tenha tido um conflito, não precisa ser nada de muito grave, basta que só o pensar nela a/o intimide ou lhe traga uma memória ou uma sensação pouco confortável.

Continue de olhos fechados e imagine-se com essa Pessoa ao pé de si.
Repare no tamanho dessa Pessoa e no seu.
Como se vê perante ela? Onde se encontram ambas colocadas/posição uma perante a outra?
De que cor “pintaria” essa situação?

Ok- ABRA OS OLHOS!

Dê uma voltinha pela sala, respire fundo, distraia-se por 2 ou 3 minutos.

2ª Fase:
Volte a sentar-se, feche os olhos, respire e relaxe.
Relembre de novo a Pessoa, mas agora imagine que tem ao seu lado uma mesa bem alta e segura, com uma cadeira que a/o ajudará a trepar.

SUBA EM SEGURANÇA PARA CIMA DA MESA.
Está bem alta/o!! :-)

“Em cima da mesa” repare no seguinte:
- Onde está agora a Pessoa?
- De que tamanho é ela?
- De que cor pintaria a situação? Mais escura ou mais clara que há pouco?
- Note, SINTA se algo se alterou na sua forma de “sentir essa Pessoa”, em relação à situação de há bocado.

3ª Fase:
- Diga a Pessoa mentalmente ( ou escreva) TUDO O QUE TEM PARA LHE DIZER, sem qualquer reserva, seja essa Pessoa Pai, Mãe, Familiar, Amigo ou inimigo!
Desabafe TUDO!

4ª Fase:
O QUE SE ALTEROU nas suas SENSAÇÕES em relação à 1ª Fase?
- Se desejar, partilhe as várias fases com o Grupo.

quarta-feira, 1 de abril de 2009