segunda-feira, 4 de maio de 2009

Vamos a uma aula de BiodanZa...?....O despertar da curiosidade...

Por uma sociologia da felicidade
ESCOLA DE BIODANZA DO PORTO

A Psicoterapia fracassou do ponto de vista do comportamento global do género humano, apesar de ter conseguido êxitos no tratamento individual.

Durante este século, tem aumentado a infâmia e a destrutividade.

A Psicoterapia centrou os seus objetivos no indivíduo e não nos processos psicóticos da sociedade.
A paranóia dos chefes de estado, a falta absoluta de amor ao povo nos políticos, o nacionalismo, os preconceitos religiosos, o racismo e as ideologias totalitárias, entre outros factores, precipitaram a humanidade em guerras cruéis, na injustiça económica e no deterioramento ético da humanidade.

A concepção industrial-militar, o consumismo, a usura capitalista, a demência totalitária são diversas formas de patologia social que nos conduzem a uma degradação social progressiva.

As relações afectivas entre o homem e a mulher estão em profunda crise.

É necessário que os homens entrem em contato com a sua masculinidade profunda e as mulheres, com a sua feminilidade como força coesiva e transcendente da vida.

A tarefa mais urgente da humanidade é desenvolver o potencial afectivo tanto a nível individual como colectivo.

O nosso comportamento está em parte afectado pela representação quântica de energia que se produz durante a “vivência” de encontro.
As danças e cerimónias de encontro despertam vivências desconhecidas relacionadas com o êxtase e a felicidade. Como criar as condições sociais e emocionais que facilitem a felicidade?

A nossa cultura está essencialmente equivocada; o seu resultado final é a solidão, a depressão e a destrutividade. Como mudar os valores que movem a nossa sociedade, sem uma transformação das pessoas?


Temos necessidade de criar uma poética das relações humanas, outro modo de percepção da vida, um acesso à experiência paradisíaca, um sentido de humor, uma música de convivência.

A expansão da Biodanza® em todo o mundo, com impressionante força, deve-se ao facto de apontar as necessidades mais profundas desta época de crise ética e cultural.


Que necessita uma pessoa para ser feliz? Temos aqui uma lista de aspirações humanas obtidas através de uma pesquisa com 600 pessoas:
- saúde, alimento, energia;- afetividade, amor, compreensão, prazer, amizade, solidariedade, ternura;- criatividade, trabalho, casa, livre expressão;- transcedência, acesso ao êxtase, visão de totalidade, expansão de consciência.


Observando esta lista de necessidades, podemos descobrir que elas correspondem às cinco linhas de potencial que a Biodanza® desenvolve.

A felicidade é contagiosa. Uma pessoa feliz pode influir na felicidade de muitas outras.

A felicidade é um processo de maturação. Cada pessoa pode alcançar estados cada vez mais refinados e intensos. Necessitamos da felicidade pessoal e da felicidade dos outros.

A expansão da Biodanza® no mundo pode mudar o sentido sacrificial da vida para uma nova ordem estética, epifânica e amorosa. (Rolando Toro, tradução de Maria Luiza Appy)

Sem comentários: