sexta-feira, 22 de maio de 2009

AUTO-CONHECIMENTO. Normalmente, situas-te em que Grupo?

· AUTOCONSCIENTES.
Conscientes dos seus estados de espírito à medida que eles ocorrem, estas Pessoas possuem CLAREZA a analisar as suas próprias emoções. Geralmente são autónomas, não dependem emocionalmente de outros para se saberem auto-valorizar ou corrigir.
São seguras e conscientes dos seus próprios limites, têm uma boa Saúde psicológica e tendem a encarar a Vida de uma maneira positiva.
Quando caem num estado de espírito negativo, não ficam obcecadas e são capazes de se libertar rapidamente dele.
Em resumo, a sua capacidade de estar atentas ao que se passa dentro de si, ajuda-as a controlar as suas Emoções e a libertar adequadamente as não desejadas.

· IMERSAS
São Pessoas que se deixam frequentemente avassalar pelas Emoções e são incapazes de escapar-lhes, como se os seus estados de espírito assumissem o comando.
São instáveis e não muito conscientes dos seus próprios Sentimentos, de modo que se perdem neles….em vez de manterem “alguma perspectiva”…
Em consequência disso, pouco fazem para tentar escapar aos estados de espírito negativos, sentindo que não têm controlo sobre a sua Vida Emocional.
Sentem-se frequentemente SUBMERSAS e emocionalmente DESCONTROLADAS.

· ACEITANTES
Embora estas Pessoas estejam com frequência claramente conscientes daquilo que sentem, têm também tendência para aceitar os estados de espírito tais como lhes vêem, não fazendo nada para MODIFICÁ-LOS.
Parece haver 2 ramos de “aceitantes”:
- Os que estão normalmente bem dispostos e não sentem por isso necessidade de mudar nada!
- E os que caem frequentemente em estados de espírito negativo mas nada fazem para o contrariar, aceitando passivamente.
É “o padrão” de alguns deprimidos que se resignaram ao seu desespero…


Texto baseado em Daniel Goleman

Sem comentários: