domingo, 28 de setembro de 2008

Viagens dentro de nós...para chegarmos às Crenças!

Neste momento é-nos então pedido que façamos uma reavaliação das nossas crenças, para detectarmos as limitadoras, com o objectivo de nos libertarmos delas.

Isso pode levar-nos a ter de revisitar o Passado, mas somente pelo Tempo necessário a “investigar” se lá estará instalado/alojado/gravado “o tal comando para a nossa cabeça”- as crenças- que nos levam a agir ou a sentir, de formas menos favoráveis e menos vantajosas para nós.

É AQUI e AGORA que está a nossa Vida actual, por isso, é no momento Presente que é saudável sentirmo-nos bem e confortáveis:
- O “Passado passou”, o Futuro é desconhecido, portanto é muito conveniente que saibamos viver BEM o dia de hoje!

Não se pretende portanto deslocar o foco da nossa atenção para o Passado, senão por tempo limitado:
- Se lá houver algum assunto importante que ficou GRAVADO no nosso cérebro de uma forma desagradável e meia inconsciente, é conveniente aprendermos a lidar com essa situação de modo a podermos dissolvê-la e a podermos libertar-nos dela e da sua influência, para seguirmos mais harmoniosamente, EM FRENTE.

Num Grupo de Desenvolvimento Pessoal deste tipo, procuramos ajudar-nos a nós próprios em situações que estão ao alcance das nossas capacidades.
Há resultados notáveis que se alcançam pela simples consciencialização dos factos e pela partilha com o Grupo.

No entanto, pode haver situações que nos ultrapassem e em que a nossa auto/inter-ajuda poderá não ser suficiente.

Se nos sentirmos a precisar de ir mais alem do que aquilo que o Grupo nos pode proporcionar, precisamos de ser lúcidos e encarar a hipótese de procurar um/a Técnico/a de Saúde abalizado/a.
Normalmente conseguimos ter essa consciência, felizmente!


Exercício
Reparem numa coisa engraçada:
- Quando, relaxadamente, pensamos no Passado, no Presente e no Futuro, a maioria de nós imagina “uma linha”, ou seja, “vê” os acontecimentos da nossa Vida como se estivessem num “enfiamento”, numa sucessão cronológica em linha.

Essa linha imaginária, chama-se Linha do Tempo.
Por exemplo, quando falamos de Equador, já sabemos que é uma linha imaginária.
Não existe realmente nenhuma Linha gravada no centro do Globo terrestre!!
Mas nós “vemo-la” lá, quando a pensamos… :)

A Linha do Tempo é algo semelhante e, em presença, não aqui no Blogue, é relativamente fácil fazermos exercícios apropriados e encontrarmos a nossa LT/Linha do Tempo.

Estou aqui a falar deste tema somente por um motivo:
- Se por acaso já percebeu e “sentiu” este conceito da LT (que acabei de descrever muito sumariamente) repare que nessa Linha, por exemplo, em relação ao seu Passado, é capaz de haver pontos da Linha que parecem mais escuros, sem luz, como se fossem cinzentos…

E outros pontos que “vê”/visualiza como se tivessem Cor, brilho e luminosidade própria.

Normalmente os sítios escuros correspondem a épocas menos boas da nossa Vida e os sítios luminosos a épocas em que fomos felizes.

Exercício
Se conseguiu aperceber-se da sua Linha do Tempo imaginária, p.f. descreva numa folha os sítios escuros e os sítios luminosos, em relação ao seu Passado.
Que tipo de acontecimento visualiza associado aos pontos escuros?
E aos pontos luminosos?

Talvez pensar nisto pela 1ª vez lhe faça alguma confusão, ou até lhe possa causar algum incómodo, se der por si a recordar coisas menos agradáveis.

Se ao fazer este exercício não ocorrer nenhum incomodo especial para si, investigue mais profundamente e descubra os seus pontos escuros e os seus pontos claros e o que lhes está associado e que ainda permanece na sua Vida actual/no Presente.

Se este exercício “mexer demais” consigo, mexer negativamente, quero eu dizer, não insista.
Não se pretende que ninguém fique mal disposto/a.

Vamos só até onde pudermos, com segurança e sem aventureirismos!

Somente com a saudável curiosidade de nos AUTO-CONHECERMOS melhor, de modo a SERmos Mais Felizes! e a descartarmos da nossa Vida o que realmente já não nos faz falta nem queremos para nós!

A ideia é realmente “fazer uma limpeza ao nosso Pensamento” e perceber que inutilidades podemos deitar fora para dar lugar AO NOVO e à nossa Transformação COM SAÚDE!
(continua)
Isabel Perry

Sem comentários: