sábado, 27 de setembro de 2008

Pontos fortes.Pontos fracos e CRENÇAS LIMITADORAS.

São os nossos pontos fortes (aquilo em que nos achamos "bons"/seguros) que nos ajudam a construir uma Vida plena de Significado, aquilo a que eu chamo “uma Vida a cores”!
São eles que nos fazem não deixar escapar oportunidades de realização pessoal e outras:
- São eles os nossos PROPULSORES de Felicidade.

No entanto, frequentemente, deparamo-nos com dificuldades dentro de nós que não são propriamente reais nem racionais e que nos impedem de SER mais felizes.

Às vezes, somos surpreendidos por medos, inseguranças, temores e outras Emoções não construtivas que limitam as nossas acções e NOS PARALISAM:
- São os nossos pontos fracos.

Nem reparamos, mas arranjamos um monte de desculpas para não avançarmos, para não nos expormos, e aqui alerto nomeadamente para o perfeccionismo.

Fazer as coisas BEM FEITAS é muito bom e desejável.

Mas, não fazer nada porque achamos sempre que “isto ainda não está no ponto”…….e adiamos……e adiamos…….e adiamos…hummmmm…..ISSO faz acender dentro de mim "a tal luz vermelha" que me diz:


- AQUI HÁ OUTRA COISA POR TRÁS!
…e o que há por trás é normalmente…
uma CRENÇA LIMITADORA!

As crenças limitadoras, tal como o nome indica, limitam a nossa Vida toda, não deixando que ela aconteça como precisamos, “atrasando-a”contra o nosso desejo, o que depois nos entristece e derrota, cria frustrações, dá raiva, desprezo pela nossa Pessoa……….enfim……..uma série de emoções negativas são despoletadas por crenças limitadoras inconscientes ou insuficientemente conscientes!

Por exemplo, a depressão é um ESTADO atrás do qual frequentemente se escondem um monte de crenças limitadoras responsáveis por nos impedirem de deitar cá para fora o melhor de nós, aquilo que nos faria MESMO felizes, o que depois nos induz no cinzentismo!!

Eu sei que “há depressões e depressões”, mas muitas delas são por nós FABRICADAS inconscientemente, porque "pensamos Pensamentos" errados que nos desabilitam e nos tolhem, no momento em que precisávamos de AGIR, originando nós mesmos assim, uma Vida sem brilho e depois, entristecemos...

Uma espécie de insegurança selvagem e irracional ata-nos os pés e as mãos!
Ouvimos “a tal vozinha na nossa cabeça”/diálogo interno a massacrar-nos o juízo, a desajudar-nos, em vez de nos ajudar…

Muitas dessas Emoções inconvenientes e limitadoras advêm de ACREDITARMOS em ALGO NEGATIVO a nosso respeito.

E frequentemente nem temos consciência do que é!

Isto pode tornar-se problemático, pois a nossa Vida, a forma como ela nos “corre” ou não, depende muito DAQUILO EM QUE ACREDITAMOS SOBRE NÓS e do que dizemos a nós próprios de nós próprios.
( Self talk)

Portanto, quando sentimos este tipo de coisas, é importante RE-avaliarmos as NOSSAS CRENÇAS actuais, estarmos atentos à nossa COMUNICAÇÃO INTERNA, aos PENSAMENTOS e às Palavras que ocupam a nossa mente, de um modo geral.

Normalmente,
se acreditamos que somos capazes tornamo-nos capazes.
Quanto mais não seja, usamos toda a nossa Energia e Tempo para nos tornarmos capazes…e lá chegamos geralmente, mais tarde ou mais cedo!


Se acreditamos que não somos capazes (de uma forma irreal, claro, mas real para nós), então, o mais certo é tornarmo-nos mesmo incapazes, deixando de aproveitar todo o potencial que temos dentro de nós mas que, infelizmente, não sabemos reconhecer.

Felizmente, TUDO ISTO PODE SER REEQUACIONADO e alterado.

Então e como se reequaciona uma coisa destas? ISTO é Pensamento, não é?
É!


Então, é aqui mesmo neste ponto que vamos pegar para começarmos a re-EDUCAR o nosso Pensamento!

Boas noticias:
- Tal é possível!


Pode dar trabalho mas é possível e torna-nos MAIS SAUDÁVEIS e logo….MAIS FELIZES!!

Exercício:
- Numa folha de papel, pf escreva aqueles Pensamentos sobre si próprio/a que em vez de a/o ajudar, desajudam.


Repare se se costuma insultar mentalmente dizendo coisas do estilo:
“És uma burra”, “Nunca fazes nada bem feito”, “Eu nunca consigo nada do que quero”, “Eu sou má”, “ Eu sou horrível”, etc etc etc, esse tipo de coisas…. :-/


Ok, não desespere! A nossa Mente/Pensamento consegue
TRANSFORMAR-SE
quando nós estamos dispostos/as
a que esse Transformação aconteça
na nossa Vida!

Aconselho visitarem o site http://www.pnl-portugal.com/index.htm
Próximo Tema: De onde vêm as nossas Crenças?
Isabel Perry

Sem comentários: