terça-feira, 9 de setembro de 2008

Pensar SAÚDE Mental

O que é Ousar Crescer?
Ousar Crescer
é criarmos o hábito de nos virarmos para dentro de nós e aprendermos a encontrar, precisamente no nosso Interior, na nossa Mente, os RECURSOS de que necessitamos para fazer face à Vida, em todas as suas dimensões.

Basicamente, há duas formas de se estar na Vida:
- Ou somos conduzidos por Outros e queixamo-nos deles, assumindo constantemente o papel da “vítima”, ou aprendemos nós a conduzirmo-nos, saindo do nosso espaço-de-conforto e tornando-nos líderes de nós próprios.
Claro que esta segunda opção nos dá muito mais trabalho do que deitar sempre “a culpa” para cima “deles”……. e deixar andar…!!

A LIDERANÇA PESSOAL obriga-nos a viajarmos voluntariamente dentro de nós, de encontro ao nosso Cerne, procurando a nossa ESSÊNCIA (a nossa Criança Interior).

É encontrarmos QUEM SOMOS em vez de ficarmos por aquilo EM QUE NOS TORNÁMOS.

Desenvolvimento Pessoal, na minha óptica, trata-se de adquirir Conhecimentos que vão funcionar como FERRAMENTAS para o nosso auto-conhecimento.

Eu gostaria de fazer convosco um primeiro exercício que será responder por escrito, após uma pequena reflexão e relaxamento, à pergunta:
- QUEM SOU EU?
EU SOU: ……………….

Isto, para muitos, é difícil de responder pois habituamo-nos demais a ser quem os Outros esperam que sejamos em vez de SERMOS nós próprios!!


Muitas vezes, andamos toda uma Vida a representar um papel, enfiamos uma máscara que corresponde às exigências da Sociedade….e um dia…tornamo-nos ESSA MÁSCARA e podemos deixar de saber quem somos realmente…

O que, por sua vez nos pode levar a adoecer, porque sem sabermos bem o quê, há algo em nós que está sempre em conflito latente e não nos deixa sossegar…retirando-nos a nossa PAZ INTERIOR.
É então que nós, adoecidos, sem percebermos bem o que (não) temos – uma Identidade - sentimos falta de um equilíbrio interior, sentimo-nos inquietos, deprimidos, ansiosos, pré-ocupados, frustrados, amargurados, desesperados………….. E SÓS!!!
Sem saber o que fazer connosco e a nossa Vida, vamos perdendo a Esperança de dias melhores….

É aí que um Grupo como o Ousar Crescer se pode tornar muito útil.
Porquê? Porque num Grupo destes vamos ter a oportunidade de reflectir e essa reflexão, muitas vezes, ao ser partilhada com o Grupo, leva-nos a descobertas muito importantes e úteis sobre o nosso EU.
Descobertas que podem potenciar uma Cura. Que nos podem conduzir gradualmente à tal Paz Interior.

É crucial esclarecer o seguinte:
- Um Grupo de Desenvolvimento Pessoal não pretende substituir um bom Psicólogo ou qualquer outro Técnico de Saúde, devidamente abalizado.
Seria uma irresponsabilidade do/a Facilitador/a do Grupo chamara a si tal papel!

É preciso não esperar de um Grupo de Desenvolvimento Pessoal algo que ultrapassa a sua “missão”.
São Saberes diferentes, COMPETÊNCIAS DIFERENTES! ou complementares...
O Desenvolvimento Pessoal pode levar-nos a soluções suficientes e eficientes mas também nos pode levar a perceber que precisamos de algum tipo de ajuda mais especializada, mais profunda.
Se assim for, deveremos procurá-la sem preconceitos nem constrangimentos.

O objectivo último do Desenv.Pessoal é unir Pessoas que, dialogando, estão a induzir em si a prevenção da sua Saúde mental.

Nunca, pelo que dizem as estatísticas, houve tanta Gente deprimida.
Haverá alguma forma correcta de invertermos essa tendência?


Eu creio que sim, apostando no Conhecimento, na Cultura e não no obscurantismo disfarçado e perigoso de certos “gurus” que teimam em se apresentar como Sábios.
Sábios do oportunismo e da crendice, isso sim, gloriosos substitutos de “novelas”, “footbóis” e outros que tal!!! Porque enquanto estamos distraídos…ok.
- Cada um é livre de fazer as suas escolhas e de pagar/MUITO CARO, por elas!!

Todos sabemos que a situação económica do nosso País não é um factor que contribua para a nossa alegria e tranquilidade. Mas, mais uma vez, vamos bater no ponto:
- Há duas opções, ou nos deixamos arrastar pelo desânimo ou MOBILIZAMOS OS NOSSOS RECURSOS INTERNOS para fazer frente, dinamicamente, a situações de crises várias em que cada um de nós se pode ver envolvido.
Ou seja, ou nos deixamos vencer OU VENCEMO-NOS!

Aprender a Coragem de enfrentar internamente os nossos medos criados por situações reais de dificuldades várias, vai contribuir para externamente sermos mais bem sucedidos.

Uma Pessoa saudável e em paz consigo própria, possuidora de uma boa auto-estima, tem muito mais chances de resistir a momentos difíceis da sua Vida, que outra que se sinta logo derrotada à partida…
Estamos a falar de TRANSFORMAR dificuldades em oportunidades, estamos a falar de Aprendizagem e do seu poder alquímico.

Este meu projecto pode parecer-vos ambicioso ou irrealista. Para mim, não é!
Só seria se não houvesse aqui ninguém disposto a apostar em si próprio e a aceitar este Desafio!

Eu não quero que me vejam como “uma detentora de Verdades” nem como uma protagonista. O meu papel aqui é estar acordada e ajudar a acordar, ajudar também a criar aquilo a que poderemos chamar um “continente afectivo”, que se transforme num Espaço em que haja lugar para a companhia saudável, ou seja, o avesso da solidão emocional!

Num Grupo destes há uma FERRAMENTA muito poderosa que é a PARTILHA VOLUNTÁRIA das Emoções de cada um.
Quando há partilha, ouvimos muitas vezes da boca “do outro” a verbalização das nossas próprias aflições.
Esse “outro” é muitas vezes um ESPELHO nosso. Isso vai ajudar-nos a tornar objectivo, a tomar consciência do que mais precisamos de resolver em nós mesmos.

Vamos falar de diversos temas, alguns estão escritos abaixo, outros não, vamos ler textos de alguns livros e falar sobre o que lemos, vamos ter, conto eu, outras Pessoas alem de mim para dinamizar e trazer a debate, assuntos de interesse comum.

Portanto, em resumo, o objectivo principal de Ousar Crescer é, tornando-se um espaço de convívio dialogante e de debate, promover a Saúde emocional de todos nós, eu incluída, claro está!

Começaremos por falar em 3 verbos através dos quais podemos definir a nossa forma de estar na Vida até agora.
Estes verbos levam-nos a perceber como temos vivido e ao que temos dado prioridade nas nossas Vidas.
Esses 3 verbos são > SER, FAZER, TER.

A 1ª questão, sim, é esta:
- QUEM SOU?
Às vezes temos alguma dificuldade em responder. Isto, porque na sociedade ocidental se privilegia muito o FAZER e o TER em detrimento do SER.

Respondam por escrito pf.
- Que FAÇO?
- Que TENHO/possuo?
- Que SOU?

Vão ver que muitas vezes confundimos TER/FAZER/SER.
- Se eu não fizesse, SERIA quem sou?
- Se eu não tivesse/possuísse, SERIA quem sou?
- Se eu não fosse ( de SER, Essência, EU MESMA ), poderia ser feliz por só fazer e ter? Por quanto Tempo?

E se eu fosse impedida de fazer ( por uma doença, por desemprego, etc ) ou perdesse o que tenho ( bens materiais), QUEM SERIA EU, nessa altura?
Isto é o tema-motor à volta do qual se desenrolarão as nossas Sessões de Desenv.Pessoal.

Eu propus-vos responder a este tema através da minha AFIRMAÇÃO de que:
- SOMOS AQUILO QUE PENSAMOS!

É sobre este Tema que eu vos desafio a reflectirmos em conjunto ao longo de algumas sessões que realizaremos daqui em diante.
Muito obrigada a todos pela vossa comparência nesta palestra de apresentação do Grupo OUSAR CRESCER.

Isabel Perry
Setembro 2008

Dedico, com respeito e carinho, este meu Trabalho ao meu Professor José Figueira, à minha querida Carla Afonso e à minha "Irmã-Gémea-do-Coração", Cristina Figueiredo.
E agradeço que me corrijam se virem aqui escrita alguma coisa errada...!!
Isa

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado por este texto e por ainda haver pessoas que se preocupam em ajudar.