sábado, 18 de agosto de 2012

O CÉREBRO HUMANO










Cérebro humano
O cérebro humano, que requer 25% daquilo que o coração bombeia, é particularmente complexo e extenso. Divide-se em 2 metades, o hemisfério esquerdo e o hemisfério direito.
O seu aspecto assemelha-se ao miolo de uma noz. É um conjunto distribuído de milhares de milhões de células que se estende por uma área de mais de 1 metro quadrado dentro do qual conseguimos diferenciar certas estruturas correspondendo às chamadas «áreas funcionais», que podem cada uma abranger até um décimo dessa área.

Hemisférios cerebrais
O hemisfério dominante em 98% dos humanos é o hemisfério esquerdo, é responsável pelo pensamento lógico e competência comunicativa. Enquanto o hemisfério direito, é responsável pelo pensamento simbólico e criatividade.
Nos canhotos as funções estão invertidas.
O hemisfério esquerdo diz-se dominante, pois nele se localizam 2 áreas especializadas: a Área de Broca (B), o córtex responsável pela motricidade da fala, e a Área de Wernicke (W), o córtex responsável pela compreensão verbal.

O corpo caloso, localiza-se no fundo da fissura inter-hemisférica, ou fissura sagital, é a estrutura responsável pela conexão entre os dois hemisférios cerebrais.






Sem comentários: