terça-feira, 8 de setembro de 2009

Para que serve a Psicologia Positiva?

Gostaria de comentar que a Psicologia Positiva tem um propósito:
- Estudar as estratégias que podem elevar o sentimento de bem-estar das pessoas.
Mas ela não se resume (o que já não seria pouco) a estudar a Felicidade e a dizer-nos como Ser Mais Feliz.
De facto, algumas pessoas confundem Psicologia Positiva com Pensamento Positivo e com Felicidade.
Ora, percebe-se que são matérias distintas.
Poder-se-á dizer que, em última instância, a Psicologia Positiva visa ajudar as pessoas a aprender a serem mais felizes.
Mas é muito mais do que isso.
Na minha profissão exerço atendimento psicológico; logo encontro-me frequentemente com pacientes que sofrem de fobias, ansiedade, depressão, baixa auto-estima e outros desconfortos.
O uso que faço da Psicologia Positiva nestes e noutros casos é ajudar as pessoas a reverem a sua compreensão do mundo: o seu e o dos outros no qual todos estamos mergulhados.
A forma como vemos o nosso mundo e o dos outros pode ter um efeito benéfico ou devastador nos nossos sentimentos.
Geralmente, as pessoas que se dizem infelizes sofreram (ou sofrem) de solidão (estão sozinhas com seus fantasmas), vivem num clima de angústia constante, seu optimismo está muito debilitado (pode mesmo nem existir), apresentam problemas de saúde (ou caminham para eles), etc.
Não consigo fazer feliz uma pessoa que se apresente sufocada por uma série de problemas pessoais cujo controlo pertence a outros (nem a ela nem a mim).
A minha preocupação é então melhorar primeiramente a sua saúde orgânica (aumentando suas defesas com nutrição saudável, exercícios físicos, etc.) e alterar seus "esquemas cognitivos".
Os esquemas cognitivos são "imprintings", "códigos", "hábitos mentais" que se instalam na mente das pessoas e que alteram sua relação com o mundo.
Outra estratégia é a "abertura da mente" para que elas possam absorver outros estímulos e informação que alargue o seu horizonte de saberes e de opções para poderem usufruir de outras escolhas na vida e não vejam apenas um caminho à sua frente.
O objectivo é então explorar as suas "outras possibilidades" e "alternativas".
A vida é sempre uma "oportunidade em aberto": muita coisa podemos fazer para mudar a nossa percepção das coisas, incluindo aquilo que nos torne menos felizes.
A mente é formatada por hábitos, crenças, convicções, educação, cultura, modas, informações, etc.
Ter também a "mente aberta" não é um cliché; é uma estratégia psicológica que pode conduzir-nos à descoberta de novos desafios.
E os desafios, em níveis certos, são, frequentemente, uma das melhores receitas para uma vida plena.
Tranformar os problemas em desafios (mudando, na verdade, a percepção das coisas) é, então, uma das soluções mais interessantes para quem quer avançar rumo a um patamar aceitável de bem-estar e conforto (psicológico, social, etc.).
Concluindo: a Psicologia Positiva, que está agora entrando na maturidade, oferece um potencial de intervenção muito grande já que se socorre de investigação séria e não apenas de intuições e não se contenta com o que já se sabe.
É um campo de sabedoria sempre em aberto e em evolução.
Querem um exemplo do que vale a investigação em Psicologia Positiva?
Até agora acreditava-se que as pessoas com sofrimento depressivo eram mais susceptíveis de provocarem suicídio.
Parecia lógico.
Um estudo recentíssimo afinal descobriu que não é a depressão que pode levar ao suicídio mas a angústia (algo que pertence à família da ansiedade e, por conseguinte, clinicamente bem diferente da depressão).
Saudações,Nelson S Lima
em SEJA FELIZ!

2 comentários:

vitorcenturioalmeida disse...

A psicologia não tem qualquer finalidade; é uma atitude de intenção!

A psicologia não tem qualquer finalidade! não se iludam! esta matéria é pura especulação! fonte de confusão, como aquilo que expressa este video petulante e pedante. vitorcenturioalmeida disse...

A psicologia não tem qualquer finalidade! não se iludam!

esta matéria é pura especulação! fonte de confusão, como aquilo que expressa este video petulante e pedante.

vitorcenturioalmeida (youtube)