quinta-feira, 13 de agosto de 2009

SOBRE A ESPIRITUALIDADE ( Dr Nelson Lima )

http://sejafeliz.ning.com/profiles/blogs/sobre-a-espiritualidade

Num mundo cada vez mais accionado pelos interesses materiais e económicos é importante não esquecermos a natureza humana e espiritual de que também somos feitos.
Todos somos um EU, uma pessoa completa e diferente de qualquer outra.
Todos temos um cérebro/mente, tantas vezes demasiado racional e objectivo, mas que contem igualmente células carregadas de energia espiritual e não apenas psíquica, química e elétrica.
É essa natureza espiritual e humana que devemos cultivar, partilhar e difundir.
Espiritualidade que - destaco - não é sinónimo de religiosidade.
Eu, por exemplo, sendo um ser também espiritual não sou, todavia, religioso.
Na verdade, confesso, as religiões nem sempre são boas conselheiras pois muitas vezes cometem tremendas injustiças, são dominadoras, manipuladoras da mente e das emoções, podendo conduzir ao fanatismo, à fé cega e desprovida de sentido crítico.
A espiritualidade tem mais a ver com o mundo dos sentimentos, das profundidades do nosso ser, com a intimidade humana da alma.
Se acreditamos num Deus ou não isso para mim não é importante pois a espiritualidade não obriga a que sejamos seguidores de uma religião ou de um credo.
Ser espiritual é colocar ao nível da inteligência do nosso quotidiano, atitudes, comportamentos e práticas dotadas de valores, princípios e normas que reforcem o nosso carácter e a capacidade de tomarmo decisões justas e honestas.
Ser espiritual é, na verdade, ser inteligentemente humano.
Finalmente, agora que todos os dias e a todas as horas nos anunciam um ano 2009 muito problemático, é importante que os decisores políticos e os detentores do capital levem em conta que não somos apenas consumidores, pagadores de impostos, gente anónima e sem poder algum nas mudanças que transformam o mundo.
Cada pessoa encerra em si um capital intelectual, emocional e espiritual que não pode ser ignorado nem desprezado por ninguém, muito menos pelos senhores do mundo.
Cultivemos pois a nossa inteligência não apenas por via da valorização do nosso conhecimento mas também através da harmonia e da paz que têm como fonte de inspiração a nossa espiritualidade.
E saibamos ser saudavelmente críticos e auto-críticos para gozarmos a plenitude dos nossos recursos e talentos.
Por isso, usemos também o direito à indignação e ao protesto.
Sem medos, nem inibições
Nelson S Lima

Sem comentários: