quinta-feira, 13 de agosto de 2009

COMO LIDAR COM AS INCERTEZAS ( Dr Nelson Lima )

http://sejafeliz.ning.com/profiles/blogs/como-lidar-com-as-incertezas

Uma pesquisa dirigida há alguns anos pelo professor Malcolm Westcott sobre o efeito das incertezas na vida das pessoas permitiu descobrir 4 tipos de reacções que dependem da personalidade de cada um.
As incertezas ocorrem quando nos faltam dados que nos permitam esclarecer situações, contrariar dúvidas e clarificar ideias e sentimentos.
A permanência das incertezas geram angústia, insegurança, intranquilidade e medos.
O professor Westcott descobriu que existem diferentes tipos de pessoas conforme elas reagem nessas situações da vida.
Há as "intuitivas bem sucedidas", as "cautelosas bem sucedidas", as "cautelosas fracassadas" e as "atiradoras fracassadas".
A primeira conclusão é que só há 2 tipos de pessoas capazes de gerirem cabalmente as suas vidas em situações de incerteza.
Porque é que as intuitivas são as melhor sucedidas?
Na verdade, o estudo concluiu que são as mais certeiras na resolução de problemas ligados à incerteza.
Mesmo com poucas pesquisas e informações disponíveis conseguem resolver com sucesso a maioria dos casos onde a incerteza impera.
O segredo reside no facto de saberem EXPLORAR (estudar, analisar e investigar) as próprias incertezas convivendo com elas SEM MEDO ainda que enfrentem mais dúvidas do que as pessoas dos outros grupos.
As pessoas intuitivas distinguem-se pelo facto de terem um hábito mental conhecido como APTIDÃO NEGATIVA que quer dizer "capacidade de se manterem na incerteza e na dúvida sem se deixarem enfraquecer ou ficar paralisadas pelas situações".
as "cautelosas bem sucedidas", embora também lidem bem com as incertezas, têm um modo diferente de agir.
Elas procuram prudentemente mais dados e pistas que lhes permitam avançar no esclarecimento das situações e diminuir as dúvidas.
Usam mais a racionalidade do que a intuição.
Os outros dois grupos, aqueles constituídos por pessoas que frequentemente lidam mal com as incertezas e tendem a fracassar, são o das pessoas "cautelosas fracassadas" e as "atiradoras fracassadas".
As primeiras, embora tentem descobrir o máximo de pistas que lhes diminuam as incertezas, têm uma dificuldade fatal: gerem mal os dados e as informações que conseguem encontrar para clarificar as situações.
Perdem-se na confusão de informações que descobrem e tendem a ficar com dúvidas!
Finalmente, as "atiradoras fracassadas" buscam poucos dados, satisfazem-se com poucas informações e "disparam" à sorte.
Resultado: as suas respostas de resolução de problemas onde impere a incerteza são frequentemente erradas!
AS VANTAGENS DE UMA MENTE ABERTA E INTUITIVA
Há grandes diferenças de personalidade nas pessoas que lidam de forma distinta com as situações de incerteza.
Sem dúvida que as "intuitivas bem sucedidas" encaixam num tipo de personalidade onde predomina a "mente aberta" - uma característica preciosa nos tempos que correm.
Ao contrário das "cautelosas bem sucedidas", que são mais racionais, as intuitivas são interrogativas, levantam perguntas através das quais desbravam o caminho até se depararem com a resposta certeira.
São, por isso, mais produtivas porque usam o pensamento divergente (associado à criatividade) em vez do pensamento convergente (mais ligado à lógica).
As "intuitivas" são bem sucedidas na gestão das incertezas porque fazem perguntas e não temem nem se inibem com o facto de, inicialmente, não terem respostas nem mesmo pistas ao seu dispor.
Fazem perguntas sobre o problema, exploram as próprias incertezas, questionam-se a sim mesmas e a quem possa colaborar com elas.
O importante para elas, na realidade, é chegarem primeiro ao centro do problema e não à solução ou à resposta usando o caminho da lógica pura.
As boas ideias - e as boas respostas - surgem como resultado de boas perguntas deixando-se inspirar pela sua intuição.
Nesse capítulo, abordam a incerteza de uma forma diferente dos "cautelosos" e costumam trabalhar nos problemas de incerteza com menos ansiedade, medo e intranquilidade.
Nelson S Lima

Sem comentários: