quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A Inteligência Espiritual ( Dr Nelson Lima )

http://sejafeliz.ning.com/profiles/blogs/a-inteligencia-espiritual

Um Quociente Espiritual (QEs) elevado exige-nos sermos profundamente honestos connosco mesmos, profundamente conscientes de nós mesmos.
Exige-nos que encaremos as escolhas e nos apercebamos de que as escolhas certas são difíceis.
Um elevado QEs requer que tenhamos consciência e vivamos a partir do centro profundo de nós mesmos que transcende todos os fragmentos em que as nossas vidas se espalharam.
Exige que recolhamos todos esses bocados, incluindo aqueles que foi difícil ou doloroso ter.
Mas, acima de tudo, um QEs elevado exige que nos mantenhamos abertos à experiência, que recuperemos a nossa capacidade de ver a vida e os outros de uma forma nova, através dos olhos de uma criança.
Exige que paremos de procurar refúgio naquilo que conhecemos, e que exploremos e aprendamos constantemente com o que não sabemos.
Exige que vivamos a perguntas em vez das respostas (Zohar & Marshall, 2004).
O QEs tem origem no centro profundo do Eu, a parte que está assente em toda a potencialidade infinita do vazio quântico.
Entre muitas coisas, usamos o QEs para sermos criativos.
Recorremos a ele também quando precisamos de ser flexíveis, visionários ou criativamente espontâneos.
Usamos o QEs para lidarmos com problemas existenciais – problemas onde nos sentimos pessoalmente apertados, enredados nos nossos hábitos passados, ou neuroses, ou problemas com doenças e desgostos.
O QEs torna-nos conscientes de que temos problemas existenciais, e permite resolvê-losou, pelo menos, ficarmos em paz com eles.
Dá-nos um sentido "profundo" sobre o sentido que as lutas têm na vida.
O QEs permite-nos integrar o intrapessoal e o interpessoal, transcender a distância entre o próprio e o outro.
Daniel Goleman escreveu acerca das emoções intrapessoais, ou dentro do Eu, e as emoções interpessoais – aquelas que partilhamos com outros ou usamos para nos relacionarmos com outros.
Mas o mero QE não pode ajudar-nos a cobrir a distância.
É necessário o QEs para compreendermos quem somos e o que as coisas significam para nós, e como é que estas dão aos outros e ao que eles representam um lugar no nosso mundo
(Zohar & Marshall, 2004).Nelson S Lima

Sem comentários: