domingo, 11 de outubro de 2009

Palestra sobre DESENVOLVIMENTO PESSOAL, com o Grupo OUSAR CRESCER e Convidados...

Dois Mundos – o Interior e o Exterior – e também, o nosso e o dos outros:

- UM NOVO MUNDO, à luz do Desenvolvimento Pessoal.


Para mim, por definição, Desenvolvimento Pessoal é um processo de alargamento de horizontes e conhecimentos, em qualquer área da Vida que envolva A PESSOA.


Por exemplo, se um Engenheiro se aplica nos seus estudos para melhor desempenhar as funções que lhe são inerentes numa empresa, está num processo de desenvolvimento pessoal que envolve a sua Profissão, o FAZER/exercer de uma actividade.


Se um Gestor, para TER melhores resultados no final do ano aprende estratégias, ao aprender, também está num processo de desenvolvimento pessoal.


Há desenvolvimento pessoal que se aplica a todas as áreas da Vida e há também o desenvolvimento pessoal que se aplica especificamente ao SER interno de cada indivíduo. ( e que depois se reflecte no resto da Vida, claro)


Esse Desenvolvimento Pessoal, inerente à nossa condição de SER, é um processo íntimo que muitas vezes advém de uma necessidade de TRANSFORMAÇÃO de nós mesmos, profunda e sinceramente sentida no decorrer de uma Vida.


Há muita Gente que se questiona, que se pergunta muitas perguntas a que outros, de fora, não sabem responder.

Então, pode acontecer a Pessoa perceber que essas perguntas só podem ser respondidas por si própria, através da aquisição de Conhecimentos que a levem a compreender, além daquilo que compreendeu até àquele momento.


Eu diria que ESTE tipo de desenvolvimento pessoal nasce normalmente da Inquietude e da Insatisfação que alguns Seres Humanos têm, mais que outros, porque se interrogam e questionam sobre o Mundo em que vivem, a Vida como ela parece ser, e querem ir mais além….mais profundamente além…SABER MAIS.


Também me parece haver Pessoas mais determinadas que outras em construir a sua própria Vida, não se limitando a seguir por caminhos já muitos percorridos que não lhes dão respostas suficientes.

- Quem Sou? De onde venho? Para onde vou?

Tenho constatado que há Pessoas que pura e simplesmente não PENSAM nisto!


E que até ficam admiradas quando pomos estas questões.

São, simplesmente.

Umas SÃO felizes. Outras….não.


E assim, no meio deste Mar de Pessoas diferentes, vivendo todos o melhor que podemos connosco próprios, há alturas da Vida em que alguns de nós se vêem a procurar NOVAS respostas, novas formas de ESTAR, de SER, de VIVER.


De repente, num momento singular como um CLIC, pode acontecer tomarmos consciência que os modelos que tivemos na Vida já não respondem nem preenchem lacunas interiores que nos fazem sentir descompensados.


Aí, pode surgir a necessidade de aprender mais, aprender mais e mais….e mais…porque quanto mais se aprende mais se sabe que pouco se sabe…


Então, começamos a pegar em certos Livros, a frequentar certos Cursos em que Outras-Pessoas-Como-Nós andam, mais ou menos, à procura do mesmo.


- E que procuramos ESTES todos, no fundo, em relação ao nosso SER?


Procuramos paz interior, quietude, serenidade – para mim, estas, a verdadeira Prosperidade que podemos alcançar enquanto seres vivos.


Naquilo a que eu chamo Desenvolvimento Pessoal, falando desta área íntima do SER, aprendemos então, por exemplo, a importância do nosso Pensamento sobre todas as áreas da nossa Vida.


Aprendemos que podemos reaprender a pensar, que podemos reeducar o Pensamento, agora NUM PROCESSO DE DENTRO PARA FORA, e que, a Pessoa que somos, se pode “desformatar e formatar de novo”, transformando-se num SER com MAIS PERSPECTIVAS, NOVAS FORMAS DE SE OLHAR E de VER toda a sua própria Vida e também a dos Outros.


O desenvolvimento pessoal proporciona-nos ferramentas cuja finalidade é um alargamento da nossa auto-consciência e do nosso auto-conhecimento.


Para quê?


Para que possamos ter uma Vida com muito mais Qualidade, o que tem a ver com mais felicidade, SER Mais Feliz.

Desenvolvimento Pessoal é todo o trabalho consciente que podemos levar a cabo para DESENVOLVER a capacidade de acessar mais facilmente às nossas potencialidades cerebrais de percepção, de memória e de TRANSFORMAÇÃO pessoal.

Desenvolvimento Pessoal é a única Revolução em que acredito, na verdade.

É uma Revolução pacífica, do Conhecimento, da Educação e que, lentamente, pode ajudar o nosso Mundo a tornar-se um melhor sítio para todos vivermos em Paz.

Interior….e Exterior…PAZ!


texto de

Isabel Perry

2 comentários:

Patricia Melo disse...

Querida, lhe dou um selinho de presente.
Você "eh show"!
Está em meu blog.
Beijos no seu coração. Namastê.

m-a-g disse...

Que interessa... interessa :)
Não vai haver outra em Lisboa ou arredores?