(texto modificado)
A Programação Neurolinguística -
PNL, foi criada nos E.U.A., na década de 70, por Richard Bandler, um
matemático e perito em computadores, e por John Grinder, um linguista
especializado em Gramática Transformacional.
Bandler e Grinder estavam
interessados em descobrir e descrever o funcionamento do cérebro
de pessoas consideradas “modelos de excelência” em determinada área ou
habilidade, com o OBJETIVO de poderem explicar a mais gente A FORMA/”a
fórmula” como estes “MODELOS”/Pessoas faziam para “ser excelentes”.
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E eles conseguiram mostrar que
para tudo o que fazemos possuímos um Programa, numa analogia/comparação entre o
cérebro humano e um computador, e que as pessoas consideradas “excelentes”
na sua ação e resultados possuem melhores programas, que podem
ser descritos, ensinados e aprendidos por qualquer pessoa. (aprendendo a MODELAR e a perceber conscientemente a interação
entre causa e efeito/RESULTADOS)
Desta forma, SE ALGO É POSSÍVEL
A ALGUÉM, ENTÃO É POSSÍVEL A TODA A GENTE, uma vez que todos nós
possuímos o mesmo tipo de equipamento (hardware).
No entanto, algumas pessoas não sabem explorar todo o potencial deste equipamento
ou então possuem programas (softwares)
ineficientes.
Bandler e Grinder observaram “pessoas excelentes” em diversas
áreas e em seguida descreveram os
programas mentais utilizados por elas, denominados ESTRATÉGIAS.
Em seguida estas estratégias foram
ensinadas a outras pessoas, as quais também foram capazes de apresentar
resultados excelentes. MODELAGEM > Causa e efeito/RESULTADOS.
Mas para chegar às estratégias,
eles descreveram o funcionamento do cérebro quanto aos seus níveis
subjetivos - NÍVEIS NEUROLÓGICOS.
Eles observaram que toda a informação que nos chega é recebida
NEUROlogicamente,
ou seja, através
dos 5 sentidos > visão, audição, paladar, olfato, tato e sensação
– a PERCEÇÃO
SENSORIAL.
Além disso, a nossa neurologia
inclui também as nossas reações fisiológicas diante de ideias e
acontecimentos. Corpo e mente formam uma unidade inseparável. FISIOLOGIA e COMPORTAMENTO.
Em seguida, toda a informação
recebida é codificada linguisticamente, sendo traduzida, categorizada, em sons, palavras, imagens,
sensações/sentimentos, sabores, odores.
A LINGUAGEM, portanto, é a forma que usamos para representar e
organizar a nossa experiência, (uma espécie de código), a nossa visão do mundo, o nosso MAPA DO MUNDO!
A linguagem poderia ser comparada
a um imenso arquivo onde cada palavra, cada som, sensação, sentimento,
representa uma categoria, uma pasta do arquivo.
Surge então a noção de MODELO/ou Mapa DO MUNDO, que nos diz que
as
possibilidades de um indivíduo são decorrentes do seu modelo de mundo:
de como cada pessoa vê o mundo, como
representa as suas escolhas e alternativas nesse SEU Mundo subjetivo,
individual.
Indivíduos com um modelo de mundo
empobrecido terão escolhas limitadas, não contarão com alternativas de ação, por não serem capazes de “vê-las”. Mais ESCOLHAS
= Mais PERSPECTIVAS = Mais POSSIBILIDADES = Mais LIBERDADE pessoal.
E o modelo do mundo de cada
pessoa é expresso através da sua linguagem, entendida aqui não
só em relação ao que ele diz às pessoas e a si mesmo mas também à forma como ele
representa/PENSA
cada situação, emoção, PARA SI PRÓPRIO.
Tome como exemplo um pneu furado.
Alguns indivíduos arquivarão esta experiência na pasta dos aborrecimentos,
outros na pasta das fatalidades (aquelas onde se fica sem saída), outros
arquivarão na pasta dos pequenos contratempos.
Em função do tipo de categorização
feito, cada indivíduo reagirá de uma maneira DIFERENTE à situação, sendo que
alguns terão maiores possibilidades de resolvê-la enquanto outros vão
sentir-se impotentes.
A este processo de representação,
a este arquivo, denominamos LINGUAGEM.
Um PROGRAMA é uma combinação de diversos elementos subjetivos, como imagens, sensações,
palavras, crenças, etc. E os programas permitem
que façamos coisas automaticamente.
Pensa numa habilidade qualquer,
como dirigir carros, por exemplo.
Para seres programado nesta
habilidade, tu um dia precisaste de passar por um certo treinamento, durante
o qual aprendeste comportamentos passo-a-passo:
- Primeiro, carregar na embraiagem,
depois, engatar a marcha, e assim por diante.
Depois de um certo tempo, passaste
a apresentar o comportamento de dirigir automóveis automaticamente, sem
precisares de "pensar" antes de cada ato.
Bandler e Grinder descreveram
várias estratégias, o passo-a-passo de várias habilidades, como por exemplo
estratégias de criatividade, de solução de conflitos, de estabelecimento de
objetivos, de comunicação, etc. Todas estas estratégias constituem um vasto
conjunto de técnicas
e recursos que a PNL tornou disponível a qualquer pessoa que queira
aprendê-los.
Muito mais do que a receita de
como fazer, eles foram capazes de
descrever as quantidades certas de cada ingrediente, num trabalho
minucioso e preciso.
Atualmente a PNL vem sendo
aplicada com sucesso em várias áreas: na saúde (cura de alergias, cancro, sida), na
educação, no desporto, em empresas, e muito mais.
A PNL constitui numa nova abordagem
de crescimento pessoal, com muitas técnicas e ferramentas capazes de produzir resultados positivos no menor tempo
possível.
Ela mostra-nos, entre outras coisas, que pessoas bem-sucedidas não são
aquelas que não têm problemas mas sim aquelas que possuem muitas ferramentas e
recursos para resolver os seus problemas.
A PNL possibilita-nos isto na medida em que nos ensina a pensar criativamente nas situações,
analisando-as sob vários ângulos e buscando vários caminhos que nos levem aos
resultados que desejamos obter.
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