quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Sobre PNL


(texto modificado)
 
A Programação Neurolinguística - PNL, foi criada nos E.U.A., na década de 70, por Richard Bandler, um matemático e perito em computadores, e por John Grinder, um linguista especializado em Gramática Transformacional.

Bandler e Grinder estavam interessados em descobrir e descrever o funcionamento do cérebro de pessoas consideradas “modelos de excelência” em determinada área ou habilidade, com o OBJETIVO de poderem explicar a mais gente A FORMA/”a fórmula” como estes “MODELOS”/Pessoas faziam para “ser excelentes”.

E eles conseguiram mostrar que para tudo o que fazemos possuímos um Programa, numa analogia/comparação entre o cérebro humano e um computador, e que as pessoas consideradas “excelentes” na sua ação e resultados possuem melhores programas, que podem ser descritos, ensinados e aprendidos por qualquer pessoa. (aprendendo a  MODELAR e a perceber conscientemente a interação entre causa e efeito/RESULTADOS)

Desta forma, SE ALGO É POSSÍVEL A ALGUÉM, ENTÃO É POSSÍVEL A TODA A GENTE, uma vez que todos nós possuímos o mesmo tipo de equipamento (hardware).

No entanto, algumas pessoas não sabem explorar todo o potencial deste equipamento ou então possuem programas (softwares) ineficientes.

Bandler e Grinder observaram “pessoas excelentes” em diversas áreas e em seguida descreveram os programas mentais utilizados por elas, denominados ESTRATÉGIAS.

Em seguida estas estratégias foram ensinadas a outras pessoas, as quais também foram capazes de apresentar resultados excelentes. MODELAGEM > Causa e efeito/RESULTADOS.

Mas para chegar às estratégias, eles descreveram o funcionamento do cérebro quanto aos seus níveis subjetivos - NÍVEIS NEUROLÓGICOS.

Eles observaram que toda a informação que nos chega é recebida NEUROlogicamente, ou seja, através dos 5 sentidos > visão, audição, paladar, olfato, tato e sensaçãoa PERCEÇÃO SENSORIAL.

Além disso, a nossa neurologia inclui também as nossas reações fisiológicas diante de ideias e acontecimentos. Corpo e mente formam uma unidade inseparável. FISIOLOGIA e COMPORTAMENTO.

Em seguida, toda a informação recebida é codificada linguisticamente, sendo traduzida, categorizada, em sons, palavras, imagens, sensações/sentimentos, sabores, odores.

A LINGUAGEM, portanto, é a forma que usamos para representar e organizar a nossa experiência, (uma espécie de código), a nossa visão do mundo, o nosso MAPA DO MUNDO!

A linguagem poderia ser comparada a um imenso arquivo onde cada palavra, cada som, sensação, sentimento, representa uma categoria, uma pasta do arquivo.

Surge então a noção de MODELO/ou Mapa DO MUNDO, que nos diz que as possibilidades de um indivíduo são decorrentes do seu modelo de mundo: de como cada pessoa vê o mundo, como representa as suas escolhas e alternativas nesse SEU Mundo subjetivo, individual.

Indivíduos com um modelo de mundo empobrecido terão escolhas limitadas, não contarão com alternativas de ação, por não serem capazes de “vê-las”. Mais ESCOLHAS = Mais PERSPECTIVAS = Mais POSSIBILIDADES = Mais LIBERDADE pessoal.

E o modelo do mundo de cada pessoa é expresso através da sua linguagem, entendida aqui não só em relação ao que ele diz às pessoas e a si mesmo mas também à forma como ele representa/PENSA cada situação, emoção, PARA SI PRÓPRIO.

Tome como exemplo um pneu furado. Alguns indivíduos arquivarão esta experiência na pasta dos aborrecimentos, outros na pasta das fatalidades (aquelas onde se fica sem saída), outros arquivarão na pasta dos pequenos contratempos.

Em função do tipo de categorização feito, cada indivíduo reagirá de uma maneira DIFERENTE à situação, sendo que alguns terão maiores possibilidades de resolvê-la enquanto outros vão sentir-se impotentes.

A este processo de representação, a este arquivo, denominamos LINGUAGEM.

Um PROGRAMA é uma combinação de diversos elementos subjetivos, como imagens, sensações, palavras, crenças, etc. E os programas permitem que façamos coisas automaticamente.

Pensa numa habilidade qualquer, como dirigir carros, por exemplo.

Para seres programado nesta habilidade, tu um dia precisaste de passar por um certo treinamento, durante o qual aprendeste comportamentos passo-a-passo:

- Primeiro, carregar na embraiagem, depois, engatar a marcha, e assim por diante.

Depois de um certo tempo, passaste a apresentar o comportamento de dirigir automóveis automaticamente, sem precisares de "pensar" antes de cada ato.

Bandler e Grinder descreveram várias estratégias, o passo-a-passo de várias habilidades, como por exemplo estratégias de criatividade, de solução de conflitos, de estabelecimento de objetivos, de comunicação, etc. Todas estas estratégias constituem um vasto conjunto de técnicas e recursos que a PNL tornou disponível a qualquer pessoa que queira aprendê-los.

Muito mais do que a receita de como fazer, eles foram capazes de descrever as quantidades certas de cada ingrediente, num trabalho minucioso e preciso.

Atualmente a PNL vem sendo aplicada com sucesso em várias áreas: na saúde (cura de alergias, cancro, sida), na educação, no desporto, em empresas, e muito mais.

A PNL constitui numa nova abordagem de crescimento pessoal, com muitas técnicas e ferramentas capazes de produzir resultados positivos no menor tempo possível.

Ela mostra-nos, entre outras coisas, que pessoas bem-sucedidas não são aquelas que não têm problemas mas sim aquelas que possuem muitas ferramentas e recursos para resolver os seus problemas.

A PNL possibilita-nos isto na medida em que nos ensina a pensar criativamente nas situações, analisando-as sob vários ângulos e buscando vários caminhos que nos levem aos resultados que desejamos obter.

 

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