sexta-feira, 15 de novembro de 2013

RESPIRANDO e ACALMANDO...


Respiração... o elixir da juventude

Se tivesse que eleger a prática número 1 para trabalhar o bem-estar a um nível integral, não teria dúvidas quanto ao que escolher: a respiração. Sim, essa mesmo que agora lhe acabou de passar pelos pulmões.

A respiração é algo tão poderoso que, imagine bem, quando utilizada correctamente pode até ajudar a emagrecer. Pode ser considerada como um autêntico “elixir da juventude”, sendo das poucas actividades que podem ser usadas para trabalhar ao mesmo tempo o seu bem-estar físico, mental, emocional e espiritual.

Nível Físico: - Podemos estar vários dias sem comer, um par deles sem beber mas, quanto à respiração, não podemos passar mais do que alguns minutos sem ela.

- A respiração colabora no processo de movimentação da linfa no nosso corpo, que contribui para a eliminação de toxinas e resíduos celulares, assim como para a nossa protecção contra a invasão de agentes externos, como vírus e bactérias.

Nível Mental: - O nosso cérebro, apesar de representar apenas 2% do nosso corpo, consome 25% de toda a energia corporal. E para funcionar bem, para além da energia (dada pela glucose), precisa de… oxigénio.

Nível Emocional: - O ritmo respiratório influencia directamente o nosso ritmo cardíaco que, por sua vez, influencia o nosso estado emocional. Já reparou como respira quando está tranquila? E como o faz quando está sob stress? Sabia que a maioria das terapias mais eficazes para redução do stress passam por ensinar as pessoas a respirar correctamente?

Nível Espiritual: - Agora, verifique se está a respirar. A sério. Já reparou que quando o fez, se obrigou a parar de pensar e focou a sua atenção no momento presente? Diz-se que uma das principais causas da infelicidade do ser humano é a incapacidade para viver no presente, pois a sua mente está constantemente ou “ruminar” no passado ou a preocupar-se com o futuro.

É por essa razão que desde há muitos milhares de anos a respiração é um processo nuclear em diferentes correntes como o Budismo, Yoga, etc.


Como viu, é importante prestarmos cada vez mais atenção à forma como respiramos. Apesar de existirem milhares de práticas para treinar a respiração, sugiro uma simples: arranje 3 a 5 minutos onde não seja interrompida. Deite-se no chão com um livro em cima da barriga. Comece a respirar profundamente, enviando o ar para o seu abdómen. Foque-se em fazer com que o livro suba quando inspira e desça quando expira. Tente não pensar em mais nada. Se der por si perdida nos pensamentos, não se preocupe. Volte simplesmente a sua atenção para a respiração. Se ajudar, conte até 5 enquanto inspira e outro tanto enquanto expira.

Sugiro que treine a sua respiração nos próximos dias. Esteja mais presente e consciente do seu ritmo, principalmente quando der por si irritada ou ansiosa. Com um pouco de prática, vai ver que em breve a vai conseguir usar como um verdadeiro elixir para a sua juventude!



Vasco Gaspar
 
http://www.zorbuddha.org/ZorBuddha_pt/ZorBlog_pt/Entradas/2010/9/21_Movimente-se_com_prazer.html
 

Sem comentários: