sexta-feira, 18 de junho de 2010

Porque é tão importante o desenvolvimento pessoal (artigo de Carlos Anastácio)

O bem-estar é o nosso bem mais precioso. Desde tempos imemoriais, muitas teorias têm percorrido o mundo com a intenção de ajudar a humanidade a obter o seu bem-estar.
Para algumas pessoas, esse estado define-se simplesmente como uma boa saúde, para outros um conjunto de circunstâncias que terão de permanecer em determinados níveis, para que esse estado exista.

A experiência da maioria, é que o bem-estar é um equilíbrio precário, comparando-o ao esforço dum equilibrista numa corda bamba.
Como podemos influenciar este equilíbrio?

A gestão desta dinâmica nas nossas vidas é essencial, mas requer um “upgrade” da nossa compreensão, nomeadamente sobre o efeito dos nossos pensamentos, no mundo que percepcionamos.

Para que possamos ter uma visão diferente da realidade do mundo, e equilibrar ou gerir o nosso sistema emocional, precisamos de desenvolver uma maior consciência de nós próprios.

A esse caminho de descoberta e de aquisição de maior consciência chama-se Desenvolvimento Pessoal.

(Obrigada, Carlos Anastácio.
Isabel Perry)

domingo, 13 de junho de 2010

Workshop dia 18 de Setembro, Sábado, das 14.30h às 19h - PORTO



Tema do Workshop:
"SOMOS AQUILO QUE PENSAMOS"

Objectivo: 
Promover o auto-conhecimento, a consciência de Si e a Saúde.
A Transformação Interior
pelo
Desenvolvimento Pessoal
P.f. leve roupa cómoda, meias para se poder descalçar, uma mantinha ou toalha para se deitar, papel liso para escrever e pintar, lápis de côr,esferográfica e, se tiver, uma foto da sua Infância.
Contribuição 25€.
(se desejar ir e tiver dificuldade de pagar, p.f. contacte-me. Havemos de descobrir uma solução para si!)



INSCRIÇÕES ABERTAS em



Número de Participantes limitado, se está interessada p.f. inscreva-se o mais rápido possível



Local "Patos No Lago", Foz Velha, Porto
http://www.patosnolago.com/



Isabel Perry da Câmara
Certificada como Formadora, Coach de Vida e Practitioner em PNL

domingo, 23 de maio de 2010

O nosso medo mais profundo

(Marianne Williamson)


"O nosso medo mais profundo não é o de não sermos bons o suficiente.
O nosso medo mais profundo é o de sermos poderosos além das medidas.

É a nossa luz, e não a nossa escuridão, o que mais tememos.
Por isso nos perguntamos:
Quem somos para nos considerarmos brilhantes, maravilhosos, talentosos, fabulosos?

Nós somos crianças de Deus. A nossa falsa humildade não vai servir o mundo.

Não há nada de iluminado nesse encolher-se para que outros não se sintam inseguros à nossa volta.

Estamos todos aqui para irradiar, como fazem as crianças e, à medida que deixamos a nossa luz brilhar, inconscientemente damos aos outros permissão para que brilhem também.

À medida que nos libertamos do nosso próprio medo, a nossa presença,automaticamente, liberta os outros para que façam o mesmo.

A segurança só para alguns é, de facto, a insegurança para todos.

Democracia com fome, sem educação e saúde para a maioria é como uma concha vazia.

Depois de escalar uma grande montanha, descobrimos apenas que há muitas outras montanhas para escalar.

Marcados nessas pedras, você vai encontrar a dor da nossa luta, a tristeza das nossas perdas e os alicerces da nossa vitória.

Países avançados vivem num círculo de riqueza.
Além destes, há um grupo que vive numa espécie de lusco-fusco económico e um maior número de países que vive nas
trevas económicas.
Para o mundo viver em paz é preciso que o círculo de luz seja expandido."

"Our Deepest Fear", publicado por Marianne Williamson, em 1992 no livro "A Return to Love"

retirado do Site      http://www.carlaafonso.com/      que aconselho vivamente a visitarem! :-)



domingo, 2 de maio de 2010

Na sequência do artigo anterior...

A Pessoa humana é um instrumento de si própria no sentido em que pode actuar de forma a gerar desenvolvimento pessoal.

Somos Seres com memória e a comparação inconsciente com o que nos aconteceu no passado, essa associação, pode ser preciosa mas também nos pode limitar.

Se essas limitações nos “atarem” e algo conflituar no nosso interior, pode ser necessário revisitar essas memórias:

- Enquanto o passado vive em nós no presente, não é passado, é também presente.

Para nos libertarmos de um passado que sentimos não estar devidamente organizado e claro, podemos ter necessidade de reenquadrar e racionalizar as nossas memórias.

Esse é um trabalho connosco próprios que só podemos fazer se realmente nos sentirmos motivados para tal.

Ninguém pode trabalhar o nosso inconsciente por nós, tornando-o mais consciente. Ninguém nos pode forçar a viajarmos dentro de nós mesmos.

Quando sentimos necessidade de o fazer, é chegado o momento de iniciar aquilo que se deseja ser um saudável desenvolvimento pessoal:

- O alargar da consciência individual é um processo sem retorno possível. Pode não ser cómodo nalguns momentos mas o resultado final é normalmente aliciante e vale o esforço.

Memórias inconscientes podem originar padrões comportamentais repetitivos, dolorosos e inoportunos. É assim que muitos de nós se interrogam:

- “ Mas porque é que “isto” me está de novo a acontecer? Porquê a mim? “

Dar luz, iluminar pelo Conhecimento esses factos que influenciam o nosso Comportamento interno e externo, dá-nos a capacidade de conhecer e gerir as nossas emoções.

Utilizar a inteligência das emoções é uma mais-valia. Ser utilizado selvaticamente pelas emoções…. é desastroso!

Vivemos AQUI e AGORA. Para que o nosso “aqui e agora” seja pacífico e harmonioso, temos muitas vezes de NOS trabalhar.

É a isso que eu chamo “Ousar Crescer” pois nos aventuramos na gloriosa aventura de nos tornarmos líderes e donos de nós próprios, a forma de VIVER com Sentido!

Teremos frequentemente de sair das nossas “zonas de conforto”, mas é fantástico reconhecer e aprender que nos podemos re-construir, começando por des-contruir objectivamente padrões comportamentais que afinal, não nos servem.

OUSAR CRESCER é potenciar a Saúde mental, a relação mente-corpo:

- Desprogramar o nosso Pensamento para o programar de novo, conhecer e reestruturar a nossa Personalidade naquilo que percebemos ser necessário.
- Sermos co-Criadores da nossa Vida.
- Avaliar a nossa auto-estima.
- Saber reconhecer o nosso diálogo-interno.
- Reflectir sobre as convicções/crenças a respeito de nós próprios.
- Entrar em contacto com a nossa Criança-Interior.
- Reconhecer em nós sintomas relacionados com Merecimento.
- Conhecer o poder benéfico da Gratidão na Saúde e relacionamentos.
- Aprender a relaxar, a respirar melhor.
- Fazer visualização criativa, afirmações positivas, aprender NOVAS PERSPECTIVAS que nos permitam um novo e saboroso olhar para quem Somos e qual o nosso papel nesta Vida.

O AMOR CURA!

Nota breve:

O meu objectivo com esta aproximação ao Desenvolvimento Pessoal é despertar nas Pessoas a percepção de que detêm dentro de si o poder de ir mais longe e de alcançar uma Vida mais satisfatória.

Não pretendo entrar profundamente em questões filosóficas, neurológicas, psicológicas.
Trata-se efectivamente de contribuir para que alguns encontrem o princípio de um Caminho que depois percorrerão ao seu ritmo e segundo as suas escolhas pessoais.

Terei muito gosto em aconselhar Trainers e Mestres reconhecidamente capacitados para os que quiserem desenvolver mais profundamente as suas potencialidades.

Com prazer e carinho,

Isabel Perry

Formadora certificada pelo IEFP

Practitioner certificada em PNL

Coach de Vida certificada

OUSAR CRESCER, Projecto Social - à vossa espera!

TEM UMA SALA DISPONÍVEL?

O que é isto?
No contexto do Projecto Social OUSAR CRESCER, Desenvolvimento Pessoal entende-se como a passagem de informações e a APRENDIZAGEM CONSCIENTE de Ensinamentos que visam potencializar estados emocionais equilibrados, através do auto-conhecimento e da "consciência de si".

É, na verdade uma oportunidade para uma auto-reeducação e uma reflexão muitas vezes adiada mas de que INTUITIVAMENTE SENTIMOS NECESSIDADE, a certa altura das nossas Vidas...
Pode tornar-se uma forma eficiente de promover a Saúde da Pessoa no seu Todo MENTE-CORPO.

Há muita Gente que, desconhecendo esta Área, pensa em Desenvolvimento Pessoal como sendo algo maçudo, pesado ou fastidioso.
Nada disso!!...

Trata-se exactamente de conquistar o “Direito ao Prazer"e à qualidade de Vida, equilibrando o dia a dia através de diversas ferramentas que vão desde noções básicas de *Programação Neurolinguística (PNL) a *Biodanza, *Constelações Familiares, etc etc…
O que me move?
O que me move não é o ganho financeiro mas sim o ganho da minha realização pessoal. 

O Objectivo do Projecto Social OUSAR CRESCER é tornar-se um espaço de Formação e Informação, pertença e partillha, aberto a todos e onde cada Indivíduo evolua em harmonia , aprendendo a melhor lidar consigo próprio.
(e, por consequência, com os Outros....)

O Projecto Social OUSAR CRESCER pretende tornar-se um espaço social, economicamente acessível, onde cada um possa ser quem é, sem julgamento, com auto-aceitação, respeitando-se e respeitando.

É um Projecto dinâmico, que pode ser melhorado, revisto... em suma, uma OPORTUNIDADE de todos aprendermos a VIVER MELHOR a Vida de cada dia, com mais gosto e maior consciência de si próprio e das suas capacidades e recursos internos.

Trata-se de aprender e PRATICAR a Liderança Pessoal.

Funcionamento:
OUSAR CRESCER funcionará em Grupos de 6 a 15 Pessoas com a Formadora/Coach Isabel Perry e pontualmente, outras Facilitadoras convidadas e tambem devidamente certificadas.

Dependendo do número de Pessoas inscritas pretende iniciar-se este Trabalho a partir de agora, em sala apropriada,SEM CUSTOS, cedida pelos interessados.

Está previsto que o Grupo OUSAR CRESCER se organize em torno de uma média de 1 a 2 Workshops mensais de fim de semana (Grupos mínimos de 6 Pessoas), em Sábados ou Domingos, das 14-30h às 19h.

Para quem esteja interessado e tenha o fim-de-semana ocupado, podem ser criadas Sessões pós-laborais durante a semana útil, com horários a combinar.
Horários tipo 21h - 23.30h.

É condição essencial :
que CADA GRUPO siga assiduamente as Sessões pré-estabelecidas para poder tirar proveito da APRENDIZAGEM SEQUENCIAL das informações visadas.


Encargos das Sessões de OUSAR CRESCER:
A frequência mensal do Grupo OUSAR CRESCER  ronda os €40/total-Mês, mínimo 3 meses (12 semanas).
(Excepto se a sala tiver que ser alugada ...)

Esclarece-se desde já que Pessoas com dificuldades económicas concretas têm a possibilidade de frequentar na mesma as Sessões, desde que me avisem antecipadamente.


Se estiver desempregado, se a sua reforma fôr baixa, se tiver dificuldades financeiras etc... mas se quer realmente iniciar-se no Desenvolvimento Pessoal, venha na mesma!!

Aceitam-se sugestões viaveis!

Terei muito gosto em apresentar as minhas credenciais e Curriculum Vitae.


Isabel Perry da Câmara



Certificada como

Formadora I.E.F.P.

Practitioner Internacional de PNL

Coach de Vida
CONTACTO

quarta-feira, 28 de abril de 2010

ANSIEDADE ( este exercício é realmente muito bom e funciona!)

texto em brasileiro

Crie uma distância entre você e sua personalidade.
Todos os seus problemas estão relacionados com sua personalidade, e não com você.
Você não tem problemas, ninguém realmente tem problemas.
Todos os problemas pertencem à personalidade.

Isto é o que você deve fazer:
sempre que você sentir ansiedade, lembre-se de que ela pertence à personalidade.
Você sente uma tensão, lembre-se de que ela pertence à personalidade.
Você é o observador, a testemunha.
Crie uma distância, e nada mais deve ser feito.


Uma vez que haja a distância, repentinamente você perceberá a ansiedade desaparecendo.
Quando a distância for perdida, quando você ficar de novo fechado, de novo a ansiedade surgirá.
Ansiedade é identificar-se com os problemas da personalidade.
E relaxamento é não se envolver, permanecer não identificado com os problemas da personalidade.

Assim, por um mês, observe.
Aconteça o que acontecer, permaneça distante.
Por exemplo, você tem uma dor de cabeça.
Tente ficar distante e observe a dor de cabeça.
Ela está acontecendo em algum lugar no mecanismo do corpo.

Você está indiferente, um observador sobre a colina, distante, e ela está acontecendo a quilômetros de distância.
Crie uma distância, crie um espaço entre você e a dor de cabeça e continue a aumentar cada vez mais o espaço.


Chegará um ponto em que você subitamente perceberá que a dor de cabeça está desaparecendo na distância.





Osho

sexta-feira, 2 de abril de 2010