quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Para que serve a PNL?


Essencialmente toma-se consciência do funcionamento da mente e de como podemos ajustarmo-nos de forma natural ao seu funcionamento para realizar o que cada um entende ser para si “sucesso” e para lidar melhor com as próprias sensações.

É não só uma tomada de consciência. É, sobretudo, aprender de forma prática a usar a linguagem de forma mais eficiente; mudar de estado emocional; melhorar a auto imagem; modificar estratégias mentais inadequadas e instalar novas que produzam maiores resultados; exercitar-se no aumento da capacidade em ver, entender, sentir (e influenciar) o outro; transformar aspetos da nossa história pessoal e libertar a potencialidade latente nela; resolver conflitos internos… Acima de tudo, a Programação NeuroLinguística ajuda-nos na realização daquilo que é fundamental, do que faz a diferença, do que contribui verdadeiramente para a nossa realização pessoal.

O que andamos cá a fazer? É uma pergunta que qualquer pessoa sábia acaba por fazer a si mesma. E é uma pergunta que muitos evitam e se a fazem, logo a põem de lado por não saberem como lidar com ela. A PNL, para além das respostas práticas para o dia-a-dia, ajuda-nos a enfrentarmo-nos como seres totais e oferece-nos as ferramentas para realizarmos o nosso próprio significado de vida.
(baseado em textos de PNL Portugal)

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

PNL NAO É autoajuda nem "PENSAMENTO POSITIVO"


O termo “PNL”
O termo "PNL" e a utilização ética de suas técnicas e pressupostos
Por Nelly Beatriz M.P. Penteado - Psicóloga e Master Practitioner em PNL
O termo "Programação" vem da “computação” e diz respeito à instalação de um plano ou estratégia, de um programa no nosso sistema neurológico.
Isto significa que nós condicionamos o nosso cérebro, nós programamo-lo para obter um resultado específico.
Por exemplo, para aprender a dirigir um automóvel, inicialmente praticamos por partes e depois, com o tempo e com a prática, a habilidade toda torna-se automática.
Portanto, um programa fornece um caminho ao nosso sistema neurológico, indicando-lhe a direção a seguir, e este caminho é fortalecido pela prática e enfraquecido pela ausência desta. Vale ressaltar que nós possuímos programas para tudo, inclusive para nos sentirmos felizes ou tristes.
Um exemplo extremo de um programa é a fobia (medos intensos, incontroláveis, geralmente desproporcionais aos elementos que os causam, como o medo de baratas, ratos, medo de altura). Uma fobia também acontece através de um condicionamento, em que uma emoção intensa é associada a um objeto, animal ou situação, o qual, a partir de então, terá o poder de causar aquela emoção.
O termo "Neuro" refere-se ao sistema nervoso, através do qual recebemos e processamos informações que nos chegam pelos cinco sentidos: visual, auditivo, táctil-proprioceptivo, olfativo e gustativo. A PERCEÇÃO SENSORIAL!
O termo "Linguística" diz respeito à linguagem verbal e não verbal, através das quais as informações recebidas são codificadas, organizadas e recebem significado.
Inclui imagens, sons/palavras, sensações/sentimentos, sabores e odores.
Podemos dizer que a Linguística/LINGUAGEM, simplificando muito, é o que nos permite "traduzir" as informações recebidas pela PERCEÇÃO.
O termo "Linguística" está relacionado também com o modelo de linguagem que cada indivíduo possui e que lhe permite interagir com o mundo exterior.
Este modelo/METAMODELO DA LINGUAGEM (Generalizações/Omissões/Distorções, etc….) amplia ou reduz a compreensão do indivíduo em relação à realidade externa.
Quando muito empobrecido, dificultará o contato com o mundo e o indivíduo representará a si mesmo como tendo poucas opções para enfrentar as mais diversas situações.
Isto porque nós não reagimos à realidade, mas sim à representação que fazemos dela. Para compreender, ampliar ou modificar o modelo de alguém, a PNL conta com o Meta Modelo de Linguagem.
Exemplificando o termo todo, tomemos novamente a habilidade de dirigir automóveis.
“Um programa” permite-nos fazê-lo automaticamente. FORMATAÇÃO
Neuro: nós vemos (placas de trânsito, cruzamentos, outros carros), ouvimos (sons do motor, buzinas), sentimos (uma trepidação no volante, o contato do pé com a embraiagem, etc.) A PERCEÇÃO DOS 5 SENTIDOS
 Linguística: os sons, as imagens e as sensações/sentimentos são traduzidos/CODIFICADOS em palavras, para que tenham significado para nós.
Desta forma, um som estridente é automaticamente reconhecido como o som de uma buzina e lembramo-nos que as buzinas são usadas para alertar alguém. Estas associações ocorrem rapidamente e em geral não as percebemos da forma sequencial como a que estamos utilizando neste exemplo.
Atualmente, podemos observar um crescimento na utilização da PNL e uma certa popularização das suas técnicas e pressupostos.
Os “media” e profissionais inescrupulosos vêm se encarregando de associá-la à literatura de autoajuda e àquela que prega o poder do pensamento positivo. Repetimos: PNL não é autoajuda e não é "pensamento positivo".
Alertamos o leitor para que desconfie da velha fórmula, sempre reciclada, segundo a qual o poder do pensamento positivo é capaz de criar sozinho qualquer resultado que se deseje.
A PNL  mostra-nos que é preciso muito mais do que isto - são necessárias ESTRATÉGIAS, que são processos internos de pensamento, e também um planeamento que inclua onde TU estás/EA, onde TU queres chegar/ED e quais os TEUS recursos/ER que vais utilizar para obter aquilo que desejas.
Vemos, portanto, que não existe substituto para o trabalho real, objetivo, e que se os resultados da PNL são espantosos, mas não são mágicos, uma vez que seguem um caminho, uma sequência, que podem ser descritos, aprendidos e repetidos por outras pessoas. (MODELADOS)
Quando afirmamos que a PNL estuda a estrutura da experiência subjetiva humana (que inclui os nossos processos internos de pensamento, sentimento, sensação, etc.) isto quer dizer que é possível abordar essa experiência subjetiva de forma objetiva, pois apesar de ser subjetiva, ela possui estrutura (uma sequência que pode ser descrita, observada, modificada). CAUSA e EFEITO.
Talvez por isso um dos principais livros da PNL se chame A Estrutura da Magia, numa referência ao facto de que os resultados aparentemente mágicos da PNL possuem uma estrutura, que é lógica, demonstrável - tu não precisas de acreditar na PNL para que ela funcione contigo e com as outras pessoas.
É exatamente por ser prática, demonstrável, lógica, que a PNL produz bons resultados - e geralmente em tempos menores que os usados por outras abordagens mais complexas.
Àquelas pessoas que acusam a PNL de ser simplista, de resolver problemas graves com "fórmulas" prontas, lembramos que quando um cientista descobre uma fórmula de uma substância ou processo que poderá ajudar a humanidade, ele anota-a num papel (ou num computador), possivelmente como uma fórmula matemática.
No entanto, posteriormente alguém precisará produzir concretamente aqueles passos anotados na fórmula - da mesma forma que quando tu vais ao restaurante tu não comes o cardápio e sim os alimentos que posteriormente te são servidos. O MAPA NÃO É O TERRITÓRIO! O cardápio não são os alimentos!
Assim é a PNL: um conjunto de indicações que descrevem processos, estratégias. Infelizmente algumas pessoas ainda não perceberam este facto e acabam comendo o cardápio (ou engolindo o papel que contém as fórmulas...)

Sobre PNL


(texto modificado)
 
A Programação Neurolinguística - PNL, foi criada nos E.U.A., na década de 70, por Richard Bandler, um matemático e perito em computadores, e por John Grinder, um linguista especializado em Gramática Transformacional.

Bandler e Grinder estavam interessados em descobrir e descrever o funcionamento do cérebro de pessoas consideradas “modelos de excelência” em determinada área ou habilidade, com o OBJETIVO de poderem explicar a mais gente A FORMA/”a fórmula” como estes “MODELOS”/Pessoas faziam para “ser excelentes”.

E eles conseguiram mostrar que para tudo o que fazemos possuímos um Programa, numa analogia/comparação entre o cérebro humano e um computador, e que as pessoas consideradas “excelentes” na sua ação e resultados possuem melhores programas, que podem ser descritos, ensinados e aprendidos por qualquer pessoa. (aprendendo a  MODELAR e a perceber conscientemente a interação entre causa e efeito/RESULTADOS)

Desta forma, SE ALGO É POSSÍVEL A ALGUÉM, ENTÃO É POSSÍVEL A TODA A GENTE, uma vez que todos nós possuímos o mesmo tipo de equipamento (hardware).

No entanto, algumas pessoas não sabem explorar todo o potencial deste equipamento ou então possuem programas (softwares) ineficientes.

Bandler e Grinder observaram “pessoas excelentes” em diversas áreas e em seguida descreveram os programas mentais utilizados por elas, denominados ESTRATÉGIAS.

Em seguida estas estratégias foram ensinadas a outras pessoas, as quais também foram capazes de apresentar resultados excelentes. MODELAGEM > Causa e efeito/RESULTADOS.

Mas para chegar às estratégias, eles descreveram o funcionamento do cérebro quanto aos seus níveis subjetivos - NÍVEIS NEUROLÓGICOS.

Eles observaram que toda a informação que nos chega é recebida NEUROlogicamente, ou seja, através dos 5 sentidos > visão, audição, paladar, olfato, tato e sensaçãoa PERCEÇÃO SENSORIAL.

Além disso, a nossa neurologia inclui também as nossas reações fisiológicas diante de ideias e acontecimentos. Corpo e mente formam uma unidade inseparável. FISIOLOGIA e COMPORTAMENTO.

Em seguida, toda a informação recebida é codificada linguisticamente, sendo traduzida, categorizada, em sons, palavras, imagens, sensações/sentimentos, sabores, odores.

A LINGUAGEM, portanto, é a forma que usamos para representar e organizar a nossa experiência, (uma espécie de código), a nossa visão do mundo, o nosso MAPA DO MUNDO!

A linguagem poderia ser comparada a um imenso arquivo onde cada palavra, cada som, sensação, sentimento, representa uma categoria, uma pasta do arquivo.

Surge então a noção de MODELO/ou Mapa DO MUNDO, que nos diz que as possibilidades de um indivíduo são decorrentes do seu modelo de mundo: de como cada pessoa vê o mundo, como representa as suas escolhas e alternativas nesse SEU Mundo subjetivo, individual.

Indivíduos com um modelo de mundo empobrecido terão escolhas limitadas, não contarão com alternativas de ação, por não serem capazes de “vê-las”. Mais ESCOLHAS = Mais PERSPECTIVAS = Mais POSSIBILIDADES = Mais LIBERDADE pessoal.

E o modelo do mundo de cada pessoa é expresso através da sua linguagem, entendida aqui não só em relação ao que ele diz às pessoas e a si mesmo mas também à forma como ele representa/PENSA cada situação, emoção, PARA SI PRÓPRIO.

Tome como exemplo um pneu furado. Alguns indivíduos arquivarão esta experiência na pasta dos aborrecimentos, outros na pasta das fatalidades (aquelas onde se fica sem saída), outros arquivarão na pasta dos pequenos contratempos.

Em função do tipo de categorização feito, cada indivíduo reagirá de uma maneira DIFERENTE à situação, sendo que alguns terão maiores possibilidades de resolvê-la enquanto outros vão sentir-se impotentes.

A este processo de representação, a este arquivo, denominamos LINGUAGEM.

Um PROGRAMA é uma combinação de diversos elementos subjetivos, como imagens, sensações, palavras, crenças, etc. E os programas permitem que façamos coisas automaticamente.

Pensa numa habilidade qualquer, como dirigir carros, por exemplo.

Para seres programado nesta habilidade, tu um dia precisaste de passar por um certo treinamento, durante o qual aprendeste comportamentos passo-a-passo:

- Primeiro, carregar na embraiagem, depois, engatar a marcha, e assim por diante.

Depois de um certo tempo, passaste a apresentar o comportamento de dirigir automóveis automaticamente, sem precisares de "pensar" antes de cada ato.

Bandler e Grinder descreveram várias estratégias, o passo-a-passo de várias habilidades, como por exemplo estratégias de criatividade, de solução de conflitos, de estabelecimento de objetivos, de comunicação, etc. Todas estas estratégias constituem um vasto conjunto de técnicas e recursos que a PNL tornou disponível a qualquer pessoa que queira aprendê-los.

Muito mais do que a receita de como fazer, eles foram capazes de descrever as quantidades certas de cada ingrediente, num trabalho minucioso e preciso.

Atualmente a PNL vem sendo aplicada com sucesso em várias áreas: na saúde (cura de alergias, cancro, sida), na educação, no desporto, em empresas, e muito mais.

A PNL constitui numa nova abordagem de crescimento pessoal, com muitas técnicas e ferramentas capazes de produzir resultados positivos no menor tempo possível.

Ela mostra-nos, entre outras coisas, que pessoas bem-sucedidas não são aquelas que não têm problemas mas sim aquelas que possuem muitas ferramentas e recursos para resolver os seus problemas.

A PNL possibilita-nos isto na medida em que nos ensina a pensar criativamente nas situações, analisando-as sob vários ângulos e buscando vários caminhos que nos levem aos resultados que desejamos obter.

 

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Workshop "CONSTRUINDO PONTES PARA O FUTURO", PORTO, 16 de Fevereiro das 10h às 19h.


A Transformação da história pessoal subjetiva, rumo a resultados funcionais, de mão dada com a PNL.

Formadora > Isabel Perry da Câmara
Espaço Almas Gémeas ( Av da Boavista)

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

 
PARA TODOS NÓS, UM 2014 MAIS FELIZ!

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

" Não tenhas medo de Crescer lentamente... Tem apenas medo de ficar parad@ "



Coloca um "Tubarão" na tua vida mantém-te fresco!


Os japoneses sempre adoraram peixe fresco. Mas as águas do Japão não produzem muitos peixes há décadas. Assim, para alimentar a sua população, os japoneses aumentaram o tamanho dos navios pesqueiros e começaram a pescar mais longe do que nunca.

Quanto mais longe os pescadores iam, mais tempo levava para o peixe chegar. Se a viagem de volta levasse mais do que alguns dias, o peixe já não era fresco.

E os japoneses não gostaram do gosto destes peixes.

Para resolver este problema, as empresas de pesca instalaram congeladores, nos seus barcos.

Eles pescavam e congelavam os peixes em alto-mar. Os congeladores permitiram que os pesqueiros fossem mais longe e ficassem em alto mar por muito mais tempo.

Os japoneses conseguiram notar a diferença entre peixe fresco e peixe congelado.

E claro, eles não gostaram do peixe congelado.

Entretanto, o peixe congelado tornou os preços mais baixos.

Então as empresas de pesca instalaram tanques de peixe nos navios pesqueiros.

Eles podiam pescar e enfiar esses peixes nos tanques, “como sardinhas”.

Depois de certo tempo, pela falta de espaço, eles paravam de se debater e não se moviam mais. Eles chegavam vivos, mas cansados e abatidos.

Infelizmente os japoneses notavam a diferença do gosto. Por não se mexerem por dias, os peixes perdiam o gosto de fresco.

Os consumidores japoneses preferiam o gosto de peixe fresco e não, o gosto de peixe apático.

Como é que os japoneses resolveram este problema?

Como eles, conseguiram trazer para o Japão peixes com gosto de puro fresco?

Se você fosse um consultor da empresa de pesca, o que recomendaria?”

Quando nós atingimos os objetivos. Quando começamos com sucesso numa empresa nova. Quando pagamos todas as nossas dívidas ou acabamos com outras preocupações, nós podemos perder as nossas paixões.

Pensamos em começar a trabalhar e a esforçar-nos menos, e pensamos mais em relaxar. O mesmo se passa quando se ganha um grande prémio ou se recebe uma herança.

Por vezes a solução pode ser bem simples, tal como o problema dos peixes:

Segundo L. Ron Hubbard, “O homem progride, estranhamente, somente perante a um ambiente desafiador.”

Quanto mais inteligentes, persistentes e competitivos nós somos, mais adoramos um bom “problema”, diria antes um bom desafio!

Um bom desafio, torna-nos mais felizes. Enquanto procuramos novas soluções, crescemos e aprendemos, sentimo-nos mais vivos, sentimos o sangue a correr nas veias!

Resolução do problema:

Para conservar o gosto de peixe fresco, as empresas de pesca japonesas ainda colocam os peixes dentro de tanques, nos seus barcos. Mas eles também colocam um pequeno tubarão em cada tanque. O tubarão come alguns peixes, mas a maioria dos peixes chega “muito vivo” e fresco ao desembarque. Tudo porque os peixes são desafiados, lá nos tanques.

Fonte: Recebido por Email, retirado de um MBA em Pittsburgh University .

Se já alcançaste os teus objetivos, não fiques parado, traça objetivos ainda maiores. Assim que satisfizeres todas as necessidades pessoais, procura realizar as necessidades do teu grupo de amigos, da tua cidade, do país e de toda a humanidade!

Mostra que estás vivo e continuas fresco para a vida!



Tem um dia Fantástico. Diverte-te! :)

Grata  a   http://neurocrescimento.wordpress.com/2012/02/01/coloca-um-tubarao-na-tua-vida-mantem-te-fresco/

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

RESPIRANDO e ACALMANDO...


Respiração... o elixir da juventude

Se tivesse que eleger a prática número 1 para trabalhar o bem-estar a um nível integral, não teria dúvidas quanto ao que escolher: a respiração. Sim, essa mesmo que agora lhe acabou de passar pelos pulmões.

A respiração é algo tão poderoso que, imagine bem, quando utilizada correctamente pode até ajudar a emagrecer. Pode ser considerada como um autêntico “elixir da juventude”, sendo das poucas actividades que podem ser usadas para trabalhar ao mesmo tempo o seu bem-estar físico, mental, emocional e espiritual.

Nível Físico: - Podemos estar vários dias sem comer, um par deles sem beber mas, quanto à respiração, não podemos passar mais do que alguns minutos sem ela.

- A respiração colabora no processo de movimentação da linfa no nosso corpo, que contribui para a eliminação de toxinas e resíduos celulares, assim como para a nossa protecção contra a invasão de agentes externos, como vírus e bactérias.

Nível Mental: - O nosso cérebro, apesar de representar apenas 2% do nosso corpo, consome 25% de toda a energia corporal. E para funcionar bem, para além da energia (dada pela glucose), precisa de… oxigénio.

Nível Emocional: - O ritmo respiratório influencia directamente o nosso ritmo cardíaco que, por sua vez, influencia o nosso estado emocional. Já reparou como respira quando está tranquila? E como o faz quando está sob stress? Sabia que a maioria das terapias mais eficazes para redução do stress passam por ensinar as pessoas a respirar correctamente?

Nível Espiritual: - Agora, verifique se está a respirar. A sério. Já reparou que quando o fez, se obrigou a parar de pensar e focou a sua atenção no momento presente? Diz-se que uma das principais causas da infelicidade do ser humano é a incapacidade para viver no presente, pois a sua mente está constantemente ou “ruminar” no passado ou a preocupar-se com o futuro.

É por essa razão que desde há muitos milhares de anos a respiração é um processo nuclear em diferentes correntes como o Budismo, Yoga, etc.


Como viu, é importante prestarmos cada vez mais atenção à forma como respiramos. Apesar de existirem milhares de práticas para treinar a respiração, sugiro uma simples: arranje 3 a 5 minutos onde não seja interrompida. Deite-se no chão com um livro em cima da barriga. Comece a respirar profundamente, enviando o ar para o seu abdómen. Foque-se em fazer com que o livro suba quando inspira e desça quando expira. Tente não pensar em mais nada. Se der por si perdida nos pensamentos, não se preocupe. Volte simplesmente a sua atenção para a respiração. Se ajudar, conte até 5 enquanto inspira e outro tanto enquanto expira.

Sugiro que treine a sua respiração nos próximos dias. Esteja mais presente e consciente do seu ritmo, principalmente quando der por si irritada ou ansiosa. Com um pouco de prática, vai ver que em breve a vai conseguir usar como um verdadeiro elixir para a sua juventude!



Vasco Gaspar
 
http://www.zorbuddha.org/ZorBuddha_pt/ZorBlog_pt/Entradas/2010/9/21_Movimente-se_com_prazer.html